Governo zera imposto de importação de equipamentos de energia solar

Os equipamentos terão os impostos de importação zerados até o final de 2021

Brasília – Equipamentos de energia solar terão os impostos de importação zerados até o final de 2021. Entre eles, bombas para líquidos, para uso em sistema de energia solar fotovoltaico que funciona com painéis solares que captam a luz e geram energia elétrica. Também entram na lista de produtos que passam a ter as tarifas de importação zeradas os rastreadores solares, que são aproveitados em grandes usinas para acompanhar a posição do sol.

Foto: Divulgação/ABr

Transparência

O governo Jair Bolsonaro registrou no primeiro semestre deste ano o pior índice da história na concessão de dados públicos pela Lei de Acesso à Informação (LAI). Levantamento feito pela Folçha de S. Paulo mostra que órgãos federais decidiram abrir as informações em apenas pouco mais da metade das 86 mil solicitações.

Meio ambiente

Em manifestação técnica encaminhada ao presidente do Ibama, Eduardo Bim, e ao presidente do Conselho da Amazônia, o vice-presidente Hamilton Mourão, mais de 600 servidores do órgão alertam para um aumento de 28% no desmatamento na Amazônia entre agosto de 2019 e julho de 2020, em comparação com o mesmo período em 2018-2019.

Dados

O Ibama possui 2.944 servidores em exercício, segundo Portal da Transparência.

Os entregadores de aplicativos promoveram, no sábado (25), a 2ª paralisação nacional da categoria. Eles reivindicaram melhores condições de trabalho, fim de bloqueios indevidos, maior remuneração e apoio para prevenção contra o coronavírus (Foto: Marcelo Justo/Agência Senado)