Um homem acusado de incitação ao preconceito religioso foi condenado pela Justiça Federal na Paraíba a dois anos de reclusão, além do pagamento de multa e prestação de serviços comunitários. O crime ocorreu em 2012, quando ele publicou em rede social imagens da destruição de objetos sagrados da Umbanda, retirados da casa de uma ex-adepta que havia se convertido ao protestantismo. O caso teve início a partir da denúncia do Ministério Público Federal (MPF) e tramitou por diversas instâncias, com debates sobre a competência da Justiça Federal e a possibilidade de prescrição do crime. O MPF ressaltou o papel da internet ao amplificar o alcance do crime, tendo em vista que as imagens foram amplamente divulgadas e comentadas, não apenas no Orkut, mas também em outros espaços online.
Campanha
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) lança a campanha “Descomplicando o Juridiquês” nas redes sociais do tribunal. A ação visa enfatizar o uso da linguagem simples nas comunicações e atos da corte eleitoral.
‘Impróprio’
No âmbito do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) foi instaurado inquérito para apurar suposta distribuição de cartilha com conteúdo impróprio de cunho sexual a alunos de escola estadual de Manaus durante campanha de vacinação ocorrida em 2023.
Portos
Técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizaram uma série de visitas a instalações no Estado para avaliar as condições e necessidades das estruturas aquaviárias da região.
Reitoria
Cinco chapas se inscreveram para concorrer ao cargo de reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O mandato é de 2025 a 2029. A votação em 1º turno ocorrerá no dia 26 de março em formato online.
Desmatamento
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) lançou ontem um site para acompanhar as ações da Operação Tamoiotatá 2024 que promete combater desmatamento e queimadas ilegais do Estado.
Declaração
Professora Maria do Carmo Seffair (Novo) afirmou ontem que descarta disputar uma vaga no Senado em 2026 e confirma intenção de concorrer ao governo.
CPI pode apurar organizações criminosas
Senador Alessandro Vieira (MDB-SE) pede abertura de uma CPI para apurar a atuação de organizações criminosas no País.
Trump agora mira punir Tribunal Internacional
Presidente dos EUA, Donald Trump, deve assinar uma ordem executiva impondo sanções contra o Tribunal Penal Internacional (TPI).
Fake do Pix: mais de 1.700 anúncios falsos foram criados para golpes
Criminosos se aproveitaram da circulação de fake news sobre uma falsa taxa sobre o Pix para aplicar golpes em usuários nas redes sociais. O Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) identificou mais de 1.700 anúncios fraudulentos em 12 dias.

(Foto: Bruno Peres/Agência Brasil)
As vendas de veículos da Tesla despencaram na Europa em janeiro de 2025 após suposto gesto nazista do dono da montadora, Elon Musk, durante a posse do presidente americano Donald Trump

(Foto: Reprodução/Divulgação)