Homem é condenado a dois anos de reclusão por preconceito religioso

O crime ocorreu em 2012, quando ele publicou em rede social imagens da destruição de objetos sagrados da Umbanda

Um homem acusado de incitação ao preconceito religioso foi condenado pela Justiça Federal na Paraíba a dois anos de reclusão, além do pagamento de multa e prestação de serviços comunitários. O crime ocorreu em 2012, quando ele publicou em rede social imagens da destruição de objetos sagrados da Umbanda, retirados da casa de uma ex-adepta que havia se convertido ao protestantismo. O caso teve início a partir da denúncia do Ministério Público Federal (MPF) e tramitou por diversas instâncias, com debates sobre a competência da Justiça Federal e a possibilidade de prescrição do crime. O MPF ressaltou o papel da internet ao amplificar o alcance do crime, tendo em vista que as imagens foram amplamente divulgadas e comentadas, não apenas no Orkut, mas também em outros espaços online.

Campanha

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) lança a campanha “Descomplicando o Juridiquês” nas redes sociais do tribunal. A ação visa enfatizar o uso da linguagem simples nas comunicações e atos da corte eleitoral.

‘Impróprio’

No âmbito do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) foi instaurado inquérito para apurar suposta distribuição de cartilha com conteúdo impróprio de cunho sexual a alunos de escola estadual de Manaus durante campanha de vacinação ocorrida em 2023.

Portos

Técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizaram uma série de visitas a instalações no Estado para avaliar as condições e necessidades das estruturas aquaviárias da região.

Reitoria

Cinco chapas se inscreveram para concorrer ao cargo de reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O mandato é de 2025 a 2029. A votação em 1º turno ocorrerá no dia 26 de março em formato online.

Desmatamento

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) lançou ontem um site para acompanhar as ações da Operação Tamoiotatá 2024 que promete combater desmatamento e queimadas ilegais do Estado.

Declaração

Professora Maria do Carmo Seffair (Novo) afirmou ontem que descarta disputar uma vaga no Senado em 2026 e confirma intenção de concorrer ao governo.

CPI pode apurar organizações criminosas

Senador Alessandro Vieira (MDB-SE) pede abertura de uma CPI para apurar a atuação de organizações criminosas no País.

Trump agora mira punir Tribunal Internacional

Presidente dos EUA, Donald Trump, deve assinar uma ordem executiva  impondo sanções contra o Tribunal Penal Internacional (TPI).

Fake do Pix: mais de 1.700 anúncios falsos foram criados para golpes

Criminosos se aproveitaram da circulação de fake news sobre uma falsa taxa sobre o Pix para aplicar golpes em usuários nas redes sociais. O Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) identificou mais de 1.700 anúncios fraudulentos em 12 dias.

(Foto: Bruno Peres/Agência Brasil)

As vendas de veículos da Tesla despencaram na Europa em janeiro de 2025 após suposto gesto nazista do dono da montadora, Elon Musk, durante a posse do presidente americano Donald Trump

(Foto: Reprodução/Divulgação)