Manaus – Na comparação com igual mês do ano anterior, o setor industrial assinalou expansão de 2,6% em setembro de 2017, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos, com grande concentração no Polo Industrial de Manaus (PIM), cresceram 16,9%. Ainda no confronto com igual mês do ano anterior, os eletrodomésticos da ‘linha marrom’ (TVs, projetores, filmadoras, DVD e Blu-ray, aparelhos de som) cresceram 19,3%) e da ‘linha branca’ (geladeiras, freezeres, máquinas de lavar, fogões, condicionadores de ar e similares) cresceram 10,9%. Já motocicletas (-5,4%) e outros eletrodomésticos (-4,7%) tiveram impactos negativos. No índice acumulado para janeiro-setembro de 2017, frente a igual período do ano anterior, o setor industrial mostrou expansão de 1,6%, com resultados positivos com contribuições positivas relevantes de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (20,3%).
Sob protesto 1
Aprovado, ontem, o Projeto de Lei que reajusta em 4, 69% os vencimentos dos servidores efetivos, ativos e aposentados da Assembleia Legislativa do Amazonas não foi bem aceito.
Sob protesto 2
O projeto não agrada nem um pouco aos servidores da Casa, que reclamam das condições e afirmam que não conseguem um diálogo com o presidente David Almeida.
Preço amazônico
Em artigo, o empresário e ex-secretário de Planejamento do Estado, Denis Minev, disse que é mais barato enviar um container de Shanghai a São Paulo do que de Manaus a São Paulo.
‘Ponte de safena’ 1
O prefeito de Itacoatiara Antônio Peixoto chamou de ‘Ponte de Safena’ a idéia do projeto de ligação terrestre entre o Amazonas e o Pará.
‘Ponte de safena’ 2
Ele anunciou a criação de um consórcio de Itacoatiara com as cidades de Urucurituba e Maués para construir a tal ligação rodoviária, com imensas pontes sobre os rios amazônicos.