Índice de abstenção ficou em 23,14% em todo o País

Dado é divulgado pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso

Brasília – Marcada por pandemia do novo coronavírus, as eleições 2020 tiveram 23,14% de abstenção no primeiro turno, informou o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso. O número foi comemorado por Barroso, que anteriormente havia previsto uma abstenção na casa dos 30%. O nível histórico é de 20%, segundo o ministro. Ao ser questionado sobre a declaração do presidente Jair Bolsonaro, que citou um sistema eleitoral “aperfeiçoado” para 2022, Luís Roberto Barroso, disse que “tudo nessa vida pode ser aperfeiçoado ao longo do tempo”. Bolsonaro é defensor do voto impresso para as próximas eleições presidenciais, sistema que já foi declarado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF), inclusive com o voto de Barroso. Ao ser questionado sobre quais aperfeiçoamentos devem ser feitos, o presidente do TSE citou o projeto “Eleições do futuro”, que testam novas formas de votação eletrônica, e a própria superação do problema técnico enfrentando na totalização dos votos.

Aluguel

A Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) vai mudar sua sede e, para isto, dispensou licitação para alugar imóvel por R$ 1,2 milhão pelo período de um ano. O novo endereço do prédio, recém alugado, fica na Avenida Ephigênio Salles.

Pesar

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) emitiu nota de pesar pela morte da mãe do vereador Roberto Sabino (Podemos), Tereza Sabino Rodrigues, ocorrida, nesta segunda-feira (16), na comunidade Novo Remanso, no município Itacoatiara, a 170 quilômetros de Manaus. A morte foi por causas naturais.

Partido

Para o senador Eduardo Braga (MDB), o resultado do primeiro turno das eleições municipais, confirmou a força política do MDB nas principais prefeituras do interior amazonense. O partido liderado pelo parlamentar elegeu 13 prefeitos, 11 vice-prefeitos e 85 vereadores nos 61 municípios do Amazonas.

Reeleição

Após ser reeleito com a segunda maior votação nas eleições municipais deste ano, entre os candidatos que concorreram ao cargo de vereador, o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Joelson Silva (Patriota), foi parabenizado nesta segunda-feira (16), pelos colegas parlamentares.

Anúncio