Lira: ‘tem que mudar para modelo semipresidencialismo’

Ele defende o semipresidencialismo como uma maneira de combater a instabilidade e melhorar a gestão do Estado

Brasília – O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou, na sexta-feira (30), que o sistema partidário precisa mudar antes da adoção de um modelo semipresidencialista, em que o poder do presidente seria compartilhado com um primeiro-ministro. O deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) colhe assinaturas para uma proposta de emenda à Constituição que pode adotar o sistema a partir de 2026. Lira defende o semipresidencialismo como uma maneira de combater a instabilidade e melhorar a gestão do Estado. Ele lembrou que todos os presidentes tiveram pedidos de abertura de impeachment e que atualmente há mais de 100 pedidos contra o presidente Jair Bolsonaro. O presidente da Câmara é responsável por verificar a validade das denúncias para autorizar a abertura de processos de impeachment. As declarações foram dadas em debate com a participação do ministro do STF Gilmar Mendes. A reforma política e eleitoral esteve entre os principais temas da discussão, na qual Arthur Lira insistiu que é necessário diminuir o número de partidos.

Procedimento

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM), por meio da promotora Luissandra Chíxaro de Menezes instaurou procedimento administrativo para acompanhar e fiscalizar, de forma continuada, políticas públicas referente ao acompanhamento pós-Covid, tais como: consultas, exames, fisioterapia respiratória, entre outras medidas necessárias, pela rede de saúde pública.

Canoas

No âmbito da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) foi publicado termo de fomento com o Instituto Rio Negro para adquirir aquisição de canoas de sete metros com motores 40 hp acoplado, com capota e acessórios, para beneficiar às colônias de pescadores ao custo de
R$ 1 milhão.

Programa 1

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) criou grupo gestor do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho para elaborar, acompanhar e executar ações voltadas aos trabalhadores.

Programa 2

O programa tem por objeto facilitar e satisfazer as necessidades dos servidores, colaboradores e estagiários nodesenvolvimento de suas atividades “em harmonia com o objetivo estratégico de aprimoramento de Gestão de Pessoas deste Tribunal”.

Anúncio