Maioria concorda que é preciso regulamentar lobby

Percepções sobre a regulamentação dessa prática foram objeto de pesquisa do DataSenado, em parceria com universidades

Brasília – Ainda não disciplinada em norma pelo Congresso, a atividade de lobby — pressão de um grupo organizado sobre políticos e poderes públicos para exercer influência — foi bastante discutida em reuniões da CPI da Pandemia, que não raras vezes se deparou com a ação criminosa de lobistas para intermediação e ganhos ilícitos na venda de vacinas e testes anticovid ao Ministério da Saúde e a alguns Estados e municípios brasileiros. Percepções sobre a regulamentação dessa prática foram objeto de pesquisa do DataSenado, em parceria com departamentos de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais e da Universidade de Pittsburg. Em um universo de 3 mil brasileiros com mais de 16 anos, entrevistados entre os dias 28 de abril a 4 de maio de 2021, nada menos que 71% dos entrevistados acreditam que é preciso regulamentar o lobby realizado por grupos ou sindicatos para garantir transparência no contato entre parlamentares e segmentos sociais. Esse percentual chega a 70% quanto relacionado às empresas e a 69% para as ONGs.

Pescado 1

Proposta em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado (ALE) defende que os órgãos de vigilância em Saúde identifiquem o foco da rabdomiólise no Amazonas e controlem a saída de pescado para as feiras e mercados de outros municípios.

Pescado 2

A ideia é evitar que o setor pesqueiro de áreas não afetadas pela doença continue sofrendo com a queda na venda do pescado.

Projeto

Comissão Técnica Vinculada ao Ministério da Cidadania aprovou captação no valor de R$ 286 mil em projeto da Federação de Triathlon do Amazonas denominado Escolinha de Triathlon Amazonas. A captação deve ser feita até setembro de 2023.

Borba

A Prefeitura de Borba realizou aditamento em contrato para acrescentar em contrato que previa apenas pavimentação asfáltica, com calçadas, meio-fio, sarjeta e drenagem o fornecimento de materiais, no valor de R$ 300 mil.

Anúncio