Manaus: Pazuello reconhece falta de equipamentos e UTI

Durante apresentação do Plano Estratégico de Enfrentamento à Covid-19, nesta segunda -feira (11), o ministro também abordou o aumento de casos da doença na capital e a sobrecarga do sistema de saúde

Manaus – Em Manaus, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, reconheceu nesta segunda-feira (11) que há falta de equipamentos e leitos de UTI na capital amazonense. Durante apresentação do Plano Estratégico de Enfrentamento à Covid-19, o ministro também abordou o aumento de casos da doença em Manaus e a sobrecarga do sistema de saúde. Em um mês, o número de sepultamentos na cidade triplicou. Ele defendeu que é necessário reforçar o trabalho das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o reconheceu que a cidade passa por uma crise de falta de equipamentos de oxigênio e de leitos de UTIs. O prefeito de Manaus David Almeida defendeu a união de forças de todas as esferas administrativas para combater a pandemia causada pelo coronavírus. “Temos que salvar vidas e pensar menos em política, mais gestão e menos política”, frisou. Nesta segunnda-feira, 11, Manaus superou o número de sepultamentos diários com o registro de 151 enterros. Desde o domingo na semana passada, 3, a capital já contabilizou 988 sepultamentos.

Imprensa

Diferente das declarações da semana passada em que atacou parte da imprensa, o ministro da Saúde Eduardo Pazzuelo fez nesta segunda-feira (11), em Manaus, um afago aos jornalistas ao afirmar que a imprensa “é o alicerce da informação do nosso País e é isso que nós esperamos de vocês”.

Campanha 1

O Subcomitê de Saúde do Tribunal de Justiça do Amazonas deu início nesta segunda-feira (11) às atividades da ‘Campanha Janeiro Branco’, que busca chamar a atenção para a importância dos cuidados com a saúde mental.

Campanha 2

Durante todo este mês, o comitê disponibilizará uma série de vídeos com informações sobre saúde e técnicas alternativas que auxiliam nos cuidados da saúde mental e do bem-estar.

Prevenção

O presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador David Reis (Avante) participou, nesta segunda-feira (11), da apresentação do Plano Estratégico de Enfrentamento à Covid-19 no Amazonas e aproveitou a ocasião para pedir à população que respeite medidas de prevenção à doença.