MEC estuda substituir aulas presenciais por a distância

A ação tem caráter excepcional e valerá enquanto durar a situação de emergência de saúde pública por conta do coronavírus

Brasília – O Ministério da Educação (MEC) vai divulgar nesta semana uma portaria que autoriza a substituição, por 30 dias, de aulas presenciais pela modalidade a distância. “A ação tem caráter excepcional e valerá enquanto durar a situação de emergência de saúde pública por conta do coronavírus. A adesão por parte das instituições é voluntária.” A medida foi divulgada após a primeira reunião do Comitê Operativo de Emergência (COE) nesta segunda-feira (16). Criado na semana passada, o comitê tem a finalidade de definir medidas de combate à disseminação do novo coronavírus em instituições de ensino, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde. Compõem o grupo: secretarias do MEC; Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh); Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); dentre outros. O comitê vai monitorar o repasse de recursos para as escolas de educação básica reforçarem medidas de prevenção contra o coronavírus.

Futebol

A Federação Amazonense de Futebol (FAF), ao contrário da carioca e da paulista, decidiu não suspender o campeonato. A medida contraria determinação do governo do Estado, que é dono da Arena da Amazônia e dos demais estádios, de cancelar e adiar os eventos em seus espaços. Com a palavra a Sejel.

Prevenção 1

Os vereadores Elias Emanuel, Jaildo dos Rodoviários e Isaac Tayah, que é médico, deram exemplo na Câmara Municipal. Juntos, higienizaram as mãos com álcool gel e registraram o gesto para os fotógrafos.

Prevenção 2

Já na Assembleia Legislativa, uma das medidas para evitar o Covid-19 será instalar recipientes de álcool em gel em todos os setores da Casa.

Arrecadação

O impacto econômico das medidas para conter a propagação do coronavírus em todo o País afetará a arrecadação do Estado e do município, com queda do Imposto sobre a Circulação e Mercadorias e Serviços (ICMS), de âmbito estadual e do Imposto sobre Serviços (ISS), na esfera municipal.

Anúncio