Ministro alerta para risco de ‘desabastecimento e caos’

O ministro-chefe da Casa Civil, general Walter Souza Braga Netto, disse que o País precisa estar preparado para a retomada da economia porque os recursos públicos “são finitos”

Brasília – O ministro-chefe da Casa Civil, general Walter Souza Braga Netto, alertou nesta sexta-feira (22) para o risco de a pandemia de coronavírus provocar “desabastecimento e caos social” no Brasil. Ele afirmou que, no momento, a população “está tranquila” por conta dos investimentos feitos pelo governo federal no combate à Covid-19. Mas disse que o País precisa estar preparado para a retomada da economia porque os recursos públicos “são finitos”. Braga Netto participou de uma reunião remota da comissão mista que acompanha as ações para o enfrentamento do coronavírus. Durante a audiência pública, o ministro destacou que 20 medidas provisórias editadas pelo presidente Jair Bolsonaro abrem crédito extraordinário de R$ 274 bilhões para o combate à Covid-19. Mas alertou que as despesas provocam um aumento no déficit fiscal da União. O ministro lembrou que o coronavírus matou 18.859 pessoas no Brasil até 20 de maio. Nesta sexta-feira, o número de óbitos confirmados superou os 20 mil.

Reação

O prefeito de Manaus Arthur Neto reagiu com veemência às declarações do presidente Jair Bolonaro em reunião ministerial. Para o prefeito, “os insultos do presidente Bolsonaro, dirigidos a mim e a outros homens públicos, representam um verdadeiro ‘strip-tease moral’ feito por quem não tem a mais mínima condição de governar o Brasil”.

Enem

Requerimento apresentado pelo deputado estadual Roberto Cidade pede que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) possam utilizar as dependências das escolas para realizar a inscrição do Enem 2020, tomando os devidos cuidados recomendados pela OMS.

Saúde

O deputado estadual João Luiz (Republicanos) apresentou indicação ao governo do Estado sugerindo que seja implementado o programa Médico Emergencial em casa, como forma de atendimento domiciliar para enfrentar o novo coronavírus.

Debate

Neste sábado, 23, o PT do Amazonas realiza debate para escolha do candidato da sigla que concorrerá a eleição deste ano à Prefeitura de Manaus. O debate acontecerá por meio de plataforma digital e contará com a participação de José Ricardo, Sinésio Campos e Sassá da Construção.