Moraes prorroga inquérito do STF sobre milícias digitais

Com a decisão, a Polícia Federal (PF) terá mais 90 dias para concluir as investigações

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou nesta segunda-feira (22) o inquérito que apura a atuação de milícias digitais nas redes sociais para divulgação de desinformação contra a democracia e às instituições brasileiras durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Com a decisão, a Polícia Federal (PF) terá mais 90 dias para concluir as investigações. O pedido de mais prazo para encerrar as investigações foi feito pelos delegados responsáveis pelo caso. Em setembro do ano passado, Moraes também prorrogou o inquérito pelo mesmo prazo. o inquérito aberto no Supremo por determinação de Alexandre de Moraes avalia “fortes indícios” da atuação de uma organização criminosa para atentar contra a democracia e o estado democrático.

Interino
Até o dia 31, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) terá como presidente em exercício o vereador João Carlos (Republicanos). O parlamentar é secretário-geral da Casa.

Material escolar
A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), presidida pelo deputado Mário César Filho (UB), orienta sobre práticas abusivas, como a exigência de compra de itens não solicitados ou a imposição de marcas específicas.

Segurança
Para fortalecer a segurança pública, o deputado estadual Delegado Péricles (PL) destinou verba de R$ 900 mil, para o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) da Polícia Civil para a aquisição de equipamento que irá modernizar tecnologicamente o setor de análise do departamento.

Esgoto
A concessionária Águas de Manaus lança hoje o projeto “Trata Bem Manaus”, que visa a universalização do serviço de esgoto até 2033, garantindo cobertura de 90% de toda a área urbana da capital, beneficiando aproximadamente 1,5 milhão de habitantes da cidade.

Fotografia
O Museu da Cidade abre nesta terça-feira (23) , a exposição do artista Jacques Menassa, intitulada “Homenagens, Lembranças e Saudades”, com colagens e fotografias.

Comércio
A Confederação Nacional do Comércio (CNC) divulga hoje os resultados de janeiro do Índice de Confiança do Empresário.

Aviões ilegais entram diariamente no território Yanomami, denuncia PF

(Foto: Divulgação/PF)

Principal apoio logístico para entrada de armas e suprimentos e para retirada de ouro e minérios extraídos ilegalmente da Terra Indígena Yanomami (TIY), os voos ilegais continuam ocorrendo diariamente dentro do território, mesmo um ano após o início de ações de emergência para conter a crise humanitária vivida pelas populações indígenas locais. A informação foi dada pelo diretor de Amazônia e Meio Ambiente da Polícia Federal (PF), Humberto Freire de Barros.

(Foto: Fernando Frazão/ABr)

Em 2023, 257 pessoas LGBTQIA+ tiveram morte violenta no Brasil. Isso significa que, a cada 34 horas, uma pessoa LGBTQIA+ perdeu a vida de forma violenta no país, que se manteve no posto de mais homotransfóbico do mundo em 2023. O dado foi divulgado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB).