MP vai coibir e punir prática de derrame de santinhos

A prática, chamada popularmente de “voo da madrugada”, é uma tentativa de candidatos e candidatas de impulsionar seus nomes momentos antes do voto

blankUma cena muito frequente no dia da eleição é a de ruas próximas aos locais de votação tomadas por santinhos e outros materiais de campanha eleitoral. A prática, chamada popularmente de “voo da madrugada”, é uma tentativa de candidatos e candidatas de impulsionar seus nomes momentos antes do voto e, assim, influenciar os eleitores para que optem pelo número que têm à vista. Só que essa estratégia é ilegal, passível de multa e outras sanções, e, assim como outros crimes eleitorais, está sendo combatida pelo Ministério Público Eleitoral em Pernambuco. Nesta semana, a Procuradoria Regional Eleitoral em Pernambuco expediu orientação que estabelece diretrizes para a atuação dos órgãos do Ministério Público Eleitoral a fim de garantir o cumprimento da legislação eleitoral no tocante à propaganda irregular. O documento esclarece que o derrame de material de propaganda, tais como panfletos, santinhos e adesivos, no local de votação ou nas vias próximas, ainda que realizado na véspera da eleição, configura propaganda irregular.

Gastos

No Amazonas, a Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar) vai recrutar estagiários por meio de um instituto sediado em São Paulo, o Instituto Nacional Talentos de Inclusão Profissional (Intal). O contrato vai custar R$ 1,4 milhão aos cofres do Amazonas.

Cuidadores

A Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), em parceria com a Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT), entrega nesta quarta-feira (21) certificados de conclusão do curso de cuidador de idosos, o ‘Cuidadoso’, a 75 participantes aprovados na capacitação.

Estudantes 1

Os alunos da Escola Mendonça de Araújo, no bairro Adrianópolis, zona centro sul de Manaus, visitaram a Assembleia Legislativa do Estado (ALE).

Estudantes 2

Ao todo, foram 56 alunos de turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II que participaram de palestra sobre cidadania e política, seguida de visita ao Plenário Ruy Araújo, onde ocorrem as reuniões parlamentares nos dias de terça, quarta e quinta-feira.

Perda

O jornalista Augusto Banega Montenegro, mais conhecido como Banega, faleceu nessa terça-feira (20) aos 72 anos. Banega estava internado desde 2018 na Fundação Dr. Thomas (FDT) após sofrer dois acidentes vasculares cerebrais (AVCs).

Orçamento

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) costuram nos bastidores derrubar, até o fim do ano, o orçamento secreto. A ideia é julgar no plenário, depois das eleições.

Internação

O jornalista inglês Glenn Greenwald anunciou que pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para retirar a candidatura do marido, o deputado David Miranda (PDT-RJ), que concorria à reeleição.

Unidade

O parlamentar está internado desde 6 de agosto em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro.

Forças armadas vão apoiar TSE na segurança das eleições

blank

(Foto: Fernando Frazão/Abr)

O Ministério da Defesa informou, nessa terça-feira (20), que vai apoiar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o envio de tropas para garantir a logística de distribuição das urnas e a segurança das eleições. O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro. O trabalho será realizado por meio do acionamento dos comandos militares do Norte, Nordeste, Oeste, Leste, Planalto e da Amazônia.

blank

(Foto: Marcelo Camargo/Abr)

Saúde – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nessa terça-feira (20) o primeiro registro, no Brasil, de teste para diagnóstico de varíola dos macacos. O kit molecular detecta regiões genômicas dos vírus Orthopox, Monkeypox e Varicella Zoster.

Anúncio