Brasília – O Ministério Público Federal (MPF) avaliou, nesta quarta-feira (3), a situação da alimentação nas escolas localizadas em territórios tradicionais no Brasil. Em nota, aponta necessidade de aquisição de alimentos produzidos por pequenos produtores e comunidades tradicionais como forma de proporcionar aos educandos alimentos mais saudáveis e frescos, garantir renda mínima para numerosas famílias, promover o desenvolvimento local sustentável, gerar renda nas áreas rurais e melhorar a qualidade de vida no campo. De acordo com o órgão, a alimentação está intimamente ligada à vida dos povos e comunidades tradicionais, fazendo parte do imaginário desses grupos sociais e de seu cotidiano, suas histórias e suas origens. Dessa forma, destaca a nota, é considerada elemento integrante do patrimônio cultural imaterial desses grupos sociais. Conforme a MPF, cardápio escolar baseado nos gêneros alimentícios da cultura alimentar dessas populações, aproxima o produtor do consumidor e possibilita o acesso a alimentos mais saudáveis.
Bônus
Uma indicação que sugere a criação do Bônus Saúde, para os profissionais da área de saúde que atuam em regime de plantão no enfrentamento à pandemia da Covid-19, nos hospitais na capital, tramita na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Contrato
O Comando Militar da Amazônia, por meio da Parque Regional de Manutenção da 12º Região Militar, anunciou aviso de licitação para contratação de serviço de táxi aéreo para transporte aéreo de cargas e pessoal em aeronave Caravan ou similar.
Aprovação
A Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE) aprovou projeto do deputado estadual Álvaro Campelo (Progressistas) que proíbe o Poder Público de contratar pessoas físicas e jurídicas que tenham sido condenadas, em segunda instância, por crimes de violência e abuso contra crianças, jovens e adolescentes.
Iranduba
Na cidade de Iranduba, o promotor de Justiça Leonardo Abinader Nobre converteu em inquérito civil uma notícia de fato para apurar a denúncia de ruas esburacadas e lixo espalhado no Mutirão do Cacau Pirera, conhecido também como Alto de Nazaré.