MPF investiga fraudes em saques do FGTS Emergencial

Inúmeros casos de saques indevidos e cidadãos prejudicados têm sido divulgados nos meios de comunicação nos últimos meses

Brasília – O Ministério Público Federal (MPF) abriu na quarta-feira (4), investigação para apurar denúncias de fraudes relacionadas ao saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) autorizado em caráter emergencial pelo governo federal diante da pandemia do coronavírus (Covid-19). Inúmeros casos de saques indevidos e cidadãos prejudicados têm sido divulgados nos meios de comunicação nos últimos meses. O objetivo da apuração é verificar se as medidas adotadas pela Caixa Econômica Federal (CEF) para resguardar e restituir o patrimônio dos usuários, especialmente no reforço de mecanismos de segurança da informação, são adequadas e suficientes para garantir a proteção do direito dos consumidores. Para isso, o MPF oficiou o presidente da CEF, Pedro Duarte Guimarães, para que informe quais providências estão sendo adotadas pela empresa pública diante das denúncias. O prazo para resposta é de 15 dias. A investigação do MPF foi instaurada pela procuradora da República Mariane Guimarães.

Floresta

A área desmatada no Amazonas soma 1.072 quilômetros quadrados até setembro deste ano, segundo dados do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). O maior registro de desmatamento ocorreu em julho com 286 quilômetros quadrados e o menor foi em janeiro, com 18 quilômetros.

Inquérito

No âmbito do Ministério Público Federal (MPF), a procuradora da República Catarina Sales Mendes de Carvalho vai apurar possíveis irregularidades no monitoramento de barreiras sanitárias em territórios do povo Mura nos municípios de Autazes e Careiro da Várzea, durante a pandemia da Covid-19.

Desenvolvimento 1

A Escola de Negócios denominada ‘Rainforest Social Business School’ – RSBS/UEA – será implantada na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) com apoio do Instituto de Estudos Avançados (IEA) e a Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA), da Universidade de São Paulo (USP).

Anúncio