MPF processa Roraima por falas do governador

Na ação, o MPF pede a retratação do ente estatal, por intermédio do chefe do Executivo

Roraima- O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública contra o Estado de Roraima (RR) por declarações discriminatórias do governador, Antônio Denarium, sobre o povo indígena Yanomami. Na ação, o MPF pede a retratação do ente estatal, por intermédio do chefe do Executivo, quanto às declarações proferidas, além de reparação por danos morais coletivos no valor de R$ 1 milhão. A ação aponta que o governador teria utilizado expressões que desumanizaram e menosprezaram a cultura dos Yanomami, incentivando o abandono do seu modo de vida tradicional. Além disso, as falas de Denarium minimizaram a atual crise humanitária vivida pelos Yanomami e o impacto da ação do garimpo na saúde, no modo de vida e no território desse povo.

Concurso
O Ministério Público do Amazonas (MPAM), em Tapauá, expediu recomendação para que prefeitura realize concurso público para diversos cargos da área de Educação. O concurso deve ser realizado no prazo
de 120 dias.

Contra assédio
A Assembleia Legislativa do Estado (ALE) realiza a campanha “Deixa de Enxerimento – Importunação Sexual é crime e dá cadeia” em respeito às mulheres. As ações acontecem na saída dos barcos na região portuária de Manaus e na cidade de Parintins.

Preocupação 1
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio do Polo do Baixo Amazonas, expediu recomendação a unidade bancária para evitar a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos durante o 56º Festival Folclórico de Parintins.

Preocupação 2
Segundo os defensores a medida foi tomada levando em consideração episódios do fim de abril, quando observou-se a indisponibilidade de cédulas nos caixas eletrônicos durante festas na cidade.

Saúde
Em comemoração ao Dia Nacional do Homem, celebrado em 15 de julho, os Distritos de Saúde de Manaus realizarão a partir da próxima segunda-feira, (3), a intensificação de serviços de saúde voltados ao público masculino.

Cargo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai receber o comando temporário do Mercosul na terça-feira (4), durante a 62ª Cúpula do Mercosul e Países Associados, a ser realizada em Puerto Iguazú, na Argentina.

Um em cada sete municípios do país perderá verba federal com o Censo

(Foto: Reprodução/IBGE)

O resultado do Censo 2022 vai fazer com que 770 municípios brasileiros do interior percam verba federal. Isso porque o repasse dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) levava em conta até então as projeções de população, estimadas pelo IBGE, e que agora deixam de valer para considerar os dados oficiais do último Censo. A informação é da Confederação Nacional do Municípios (CNM).

(Foto: Paulo Pinto/ABr)

Paliativo: O ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que os afegãos acampados no Aeroporto Internacional de Guarulhos vão ser acolhidos em hotéis, de forma temporária, até que seja estabelecida uma solução definitiva para a questão.

TSE inocenta Braga Netto

Os ministros do TSE formaram maioria pela absolvição de Walter Braga Netto na ação que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível.

Senadora contra Deputado em CPI

A senadora Soraya Thronicke pediu o afastamento do deputado federal André Fernandes (PL-CE) da CPMI de 8 de janeiro.