MPF recomenda retirada de ocupantes ilegais no AM

Recomendação foi feita ao Incra, após invasão e desmatamento de terras de domínio federal no sul do Amazonas, visando implantação de atividade pecuária

Brasília – O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) medidas para promover a retirada de grileiros de terras públicas ocupadas irregularmente no Amazonas. O documento foi encaminhado após a deflagração da Operação Constantino pela Polícia Federal, que investiga organização criminosa estruturada para invadir e desmatar terras de domínio federal localizadas na região sul do Estado, visando à implantação de atividade pecuária. De acordo com a apuração que deu origem à operação, o grupo era favorecido pelo apoio de servidores públicos do Incra. Dentre as medidas recomendadas estão a elaboração, no prazo de 30 dias, de planejamento de extrusão de ocupantes ilegais de lotes do Programa Nacional de Reforma Agrária, do Projeto de Assentamento Monte, no município de Boca do Acre (a 1026 quilômetros de Manaus), iniciando esse processo de retirada pelos detentores de áreas de maior extensão.

Veículos

O Ministério Público de Contas (MPC) encaminhou ofício o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) para saber informações sobre 15 veículos oficiais do instituto, abandonados há mais de cinco anos na sede do órgão, o que tem acarretado riscos para a população decorrentes do acúmulo de água no local.

Telefonia

Deputado estadual Álvaro Campelo (Progressista) apresentou requerimento para solicitar da Agencia Nacional de Telecomunicação (Anatel) providências para regularizar e fiscalizar dos serviços de telefonia móvel e fixa do município de Nhamundá, no interior do Amazonas.

Cotada

Um dos nomes fortes cotados para substituir o ministro da Saúde Eduardo Pazuello é o da cardiologista Ludhmila Hajjar, que já se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro. A médica é conhecida de políticos e empresários, que são seus pacientes, muitos de Manaus, pela sua atuação e profundo conhecimento da Covid-19.

Apoio

Desde o dia 29 de janeiro, quando iniciaram as aplicações da vacina contra a Covid-19 em idosos acima de 70 anos, até este domingo, a equipe do gabinete do vereador Rodrigo Guedes (PSC) transportou mais de 70 idosos de baixa renda aos postos de vacinação.

Anúncio