MPF requisita escolta policial para indígenas Munduruku

Os indígenas representantes do povo sairiam no dia 9 de junho, mas o ônibus onde viajariam foi atacado por garimpeiros

Brasília – Ministério Público Federal (MPF) requisitou escolta e proteção policial para que lideranças do povo Munduruku possam se deslocar de Jacareacanga, no sudoeste do Pará, até Brasília, onde estão previstas reuniões e manifestações contra as invasões de garimpeiros em suas terras. Os indígenas representantes do povo sairiam no dia 9 de junho, mas o ônibus onde viajariam foi atacado por garimpeiros, que furaram os pneus do veículo e ameaçaram o motorista. O MPF enviou uma requisição direta à Força Nacional de Segurança Pública, a Polícia Rodoviária Federal e à Força Nacional de Segurança pública para que “considerando as sucessivas e incessantes violências praticadas contra os Munduruku que se opõem a tomada do território por mineradores ilegais e seus financiadores”, no período de 13 a 19 de junho, “empreguem agentes, veículos e equipamentos em quantitativo suficiente para garantir a segurança pessoal e realizar a escolta dos indígenas pretendam se locomover do município de Jacareacanga até o Distrito Federal”.

Estrada 1

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) publicou recomendação para que o prefeito de Manicoré Lúcio Flávio do Rosário tome medidas para dar trafegabilidade à ‘Estrada do Sindicato’ e ao ‘Ramal do Monte Santo’, realizando reparos nos pontos problemáticos das vias.

Estrada 2

A recomendação tem como base relatório fotográfico enviando ao MP-AM com cronograma de execução e relatório documental de antes, durante e depois dos serviços, tendo em vista que houve o adimplemento por parte do município.

Atletas

A Assembleia Legislativa do Estado (ALE) aprovou projeto de lei que assegura proteção integral aos direitos do estudante ou atleta do Amazonas. A proposta beneficia todo estudante – matriculado em estabelecimento de ensino público ou privado do Amazonas.

Licitação

O deputado federal Pablo Oliva (PSL) apresentou projeto de lei para autorizar a União a realizar contratação de parceria público-privada, para concessão patrocinada, precedida de licitação, de empreendimentos públicos federais do setor aeroportuário do Amazonas.

Anúncio