O Ministério Público Federal (MPF) instaurou procedimento para apurar a disponibilização pela Play Store, loja virtual da empresa Google, do aplicativo Simulador de Escravidão. Trata-se de um jogo em que o usuário faz o papel de proprietário de escravos e pode escolher entre a possibilidade de fazer lucro e impedir fugas e rebeliões ou a de lutar pela liberdade e chegar à abolição. De acordo com o procurador da República Enrico Rodrigues de Freitas, vários usuários já baixaram o aplicativo. Também foi detectada grande quantidade de comentários racistas. Diante disso, foi expedido ofício para que a empresa Google preste informações específicas sobre o jogo. O procedimento preparatório foi instaurado no âmbito da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão no Rio Grande do Sul.
Polêmica
Proposta apresentada na Câmara Municipal de Manaus propõe estabelecer o sexo biológico como critério exclusivo para definição do gênero em regulamentos de competições esportivas realizadas na capital.
Ação social
o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e órgãos parceiros promoveram, ontem, em Manaus, a primeira edição do “Pop Rua Jud Am”. Mutirão de atendimento social e com dezenas de serviços destinados à população de rua.
Cultura
A Assembleia Legislativa do Estado (ALE) aprovou projeto do deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Casa, que declara o “Festival Folclórico Marquesiano” como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Amazonas.
Livro
Acontece hoje, no Centro De Treinamento Maromba, bairro Chapada, lançamento do livro ‘Vidas que Falam’, do economista José Ricardo, com presença da missionária da Igreja Católica que ajudou na implantação da Pastoral da Criança no Amazonas, Nádia Vettori.
Reconhecimento
O livro homenageia 30 personalidades promotoras dos Direitos Humanos, da Paz e da Justiça. Haverá ainda homenagem ‘in memorian’ ao padre italiano Humberto Guidotti.
Condenação
A justiça dos Estados Unidos condenou o fundador de um grupo de extrema-direita a 18 anos de prisão pelo ataque ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (25).
‘Navalshore Amazônia’ tem expositores do Brasil, Canadá e EUA
Nesta sexta-feira (26) será o último dia para visitar a Feira e Conferência Navalshore Amazônia, que acontece no Centro de Convenções do Amazonas. Trata-se de prévia regional da pioneira Navalshore realizada desde 2004, no Rio de Janeiro. Em 16 edições, é responsável pela exibição de mais de 3.400 marcas de fornecedores de produtos e serviços para a indústria naval do mundo inteiro, promovendo negócios e desenvolvendo parcerias.
Atuação – O Ibama desativou ontem mais de 20 acampamentos de invasores no território indígena Apyterewa, no Pará. Os agentes apreenderam 10 armas de fogo, 80 munições e sete motosserras e um aparelho GPS apontando áreas de interesse para invasões. (Foto: Divulgação/Ibama)