Negros e indígenas são mais afetados por catástrofes

O termo racismo ambiental é utilizado para se referir à forma desproporcional que a degradação ambiental recai sobre etnias vulnerabilizadas

Tragédias ambientais impactam de forma mais dura negros e indígenas. A constatação foi compartilhada por participantes de audiência pública sobre os impactos das mudanças climáticas em territórios negros e indígenas no Brasil e o racismo ambiental realizada nesta segunda-feira (27). O termo racismo ambiental é utilizado para se referir à forma desproporcional que a degradação ambiental recai sobre etnias vulnerabilizadas. Durante a reunião promovida pelas comissões de Direitos Humanos (CDH) e de Meio Ambiente (CMA), pesquisadores e representantes de comunidades quilombolas criticaram o descaso do poder público com os impactos das mudanças climáticas nas periferias e em territórios indígenas e quilombolas. Também apontaram um desmonte do governo na área ambiental. Segundo Thais Santos, cofundadora da Comunidade Cultural Quilombaque quilombolas, indígenas e populações que vivem nas periferias são os mais afetados pelo desmatamento, queimadas e outras ações provocadas pelo homem.

Emenda

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) destinou R$ 1,5 milhão em emenda para Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A verba será para a construção do Laboratório Distrital Sul de Saúde. Ontem, foram apresentados os projetos das novas unidades da rede de Atenção Primária em Saúde.

Proteção 1

A Lei da Multa, que fortalece a Lei Maria da Penha ao punir financeiramente os agressores de mulheres, completou um ano em vigor e não sendo cumprida pelo Governo do Amazonas.

 

Proteção 2

Com sanções de até R$ 2 mil, a Lei da Multa contempla mulheres ameaçadas ou vítimas de violência física, psicológica, sexual, moral ou patrimonial.

 

Orçamento

Os vereadores da Câmara de Manaus (CMM), aprovaram ontem pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação e de Finanças, Economia e Orçamento (CFEO), ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2023. Com isso, foi aberto o prazo de cinco dias para apresentação de emendas.

 

Transparência

Com o objetivo de avaliar e otimizar o nível de transparência nos órgãos públicos fiscalizados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), o tribunal aderiu ao Programa Nacional de Transparência Pública, criado pela Associação dos Tribunais de Contas. O programa está na fase de comunicação e treinamento dos órgãos avaliados.

 

Proteção

Projeto de Lei na Câmara dos Deputados determina que, em oitivas de criança ou adolescente vítima ou testemunha de violência perante a autoridade policial ou judiciária, seja garantida a presença física de um psicólogo indicado pelo juiz ou pelo tribunal.

Shows

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo abriu um processo para apurar gastos de Prefeitura de Colina, cidade localizada a cerca de 405 km da capital paulista, com shows de duplas sertanejas e do DJ Alok em 2018. O processo ocorre a partir de uma representação protocolada pelo vereador de São Paulo Toninho Vespoli (PSOL).

 

David Almeida toma 4ª dose e fala da importância do reforço da vacina

blank

O prefeito de Manaus, David Almeida, compareceu,ontem, ao posto de vacinação na Unidade de Saúde da Família (USF) Morro da Liberdade para receber a 4ª dose da vacina contra Covid-19. O gestor ressaltou a importância da população comparecer aos postos. “Hoje tomei a quarta dose da vacina, e convido também a população acima de 40 anos a comparecer aos nossos mais 50 pontos de vacinação para fazer sua imunização”.

blank

Arte – A Fundação Nacional de Artes (Funarte) recebe até quarta-feira, 29, inscrições para a Bolsa Funarte de Pesquisa para Reconhecimento do Circo como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet. (Foto: Universidade Livre do Circo/Divulgação)

 

Anúncio