Nova secretária de Saúde mostra plano do antecessor

Simone Papaiz participou de ‘sabatina’ realizada pela Assembleia Legislativa do Estado, em audiência pública

Manaus – Um dos gargalos da gestão Wilson Lima, a falta de um direcionamento e apoio efetivo para a Saúde cobrado pelos profissionais que diariamente enfrentam situações que comprometem o atendimento, resultou, em pouquíssimo tempo, na derrocada de um sistema já cambaleante. Expôs a total falta de condições para enfrentar algo que muitos Estados com estrutura sofreram e ainda sofrem. A troca do secretário de Saúde Rodrigo Tobias, doutor em saúde pública pela Fiocruz, no meio da crise, pela médica Simone Papaiz, da cidade praiana de Bertioga, no litoral paulista, foi criticada em todos os níveis. Na ‘sabatina’ realizada pela Assembleia Legislativa do Estado (ALE), nesta quarta-feira (22), em audiência pública, a nova secretária expôs um plano de contingenciamento para enfrentamento do coronavírus que foi elaborado por técnicos da secretaria antes de ela assumir o posto, o que ratifica a preocupação manifestada pelos diversos segmentos da sociedade com a mudança, no momento em que a doença avança para o interior.

Subnotificação

Em Manaus, até a última teça-feira (21), o volume de sepultamentos cresceu 47% em comparação com o mês de janeiro deste ano, antes do início da pandemia. Foram 905 sepultamentos no primeiro mês do ano, contra 1.330, até a segunda-feira (20), o que atesta a elevada subnotificação de mortes por coronavírus, por falta de testes, e muitos morrendo em casa.

Pagamentos

O deputado Serafim Corrêa (PSB) pediu esclarecimentos à secretária de Saúde, Simone Papaiz, em, audiência na Assembleia, sobre o cronograma de pagamento das cooperativas médicas em atraso; andamento do convênio com hospitais parae pacientes com Covid-19 e sobre o direcionamento de sua gestão.

Precavido 1

O prefeito de Novo Aripuanã, Jociane Souza, publicou decreto para declarar Situação de Emergência em Saúde Pública no município pelo prazo de 100 dias, em razão da pandemia.

Precavido 2

No artigo 5º do decreto é determinado que fica dispensada a licitação para aquisição de bens, serviços e insumos destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública. A cidade ainda não tem nenhum caso confirmado de Covid-19.

Anúncio