Pandemia impacta saúde mental de profissionais

Segundo pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV), 80% dos profissionais disseram ter apresentado algum problema de saúde mental ao longo do último ano

Brasília – Após um ano de pandemia de coronavírus, os trabalhadores da área da saúde sentem impactos na saúde mental, segundo pesquisa do Núcleo de Estudos da Burocracia da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O estudo ouviu 1.829 profissionais de diversos campos em todas as partes do País e 80% deles disseram que tiveram algum problema de saúde mental ao longo do último ano. Participaram do estudo médicos, enfermeiros, agentes de saúde comunitária, fisioterapeutas, entre outros. Essa é a quarta etapa da pesquisa, iniciada em abril de 2020, que vem acompanhando as percepções dos profissionais de saúde. A amostra não foi coletada aleatoriamente, o que não permite dizer que a amostra represente exatamente a situação dos profissionais de saúde do País. Apesar do tempo lidando com pacientes com Covid-19, mais de dois terços (69%) dos profissionais disseram não se sentir preparados para lidar com a pandemia. A grande maioria, 87%, disse sentir medo e 67% ansiedade. Outros sentimentos presentes foram cansaço (58%) e tristeza (50%).

Emergência

O promotor de Justiça Substituto Bruno Batista da Silva instaurou procedimento para fiscalizar e acompanhar as políticas públicas destinadas na situação de emergência em Canutama decorrente das inundações de bairros periféricos e ribeirinhos em razão da elevação do rio Purus e seus afluentes.

Aparelhos

O laboratório municipal de especialidades Professor Sebastião Ferreira Marinho, na zona centro-sul, já dispõe de aparelhos de microscopia com tecnologia avançada com qualidade superior, melhorando assim a eficiência nos resultados. Os recursos para aquisição vieram através de emenda do deputado Serafim Corrêa (PSB).

Telemedicina 1

A telemedicina é apontada pelo deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos) como meio eficaz de fornecer profissionais de saúde capacitados aos hospitais que não possuem ou que necessitam de maior quantidade devido ao aumento de pacientes de Covid-19.

Telemedicina 2

A sugestão foi repassada ao Ministério da Saúde por meio de um requerimento de indicação, instrumento utilizado pelos parlamentares para sugerirem medidas ao Poder Executivo.

Anúncio