Para debatedores no Senado, urna eletrônica é segura

Para os debatedores, notícias falsas que colocam em dúvida o sistema eleitoral enfraquecem a democracia

Brasília – Especialistas garantiram ontem que as urnas eletrônicas usadas nas eleições brasileiras são seguras e confiáveis e que não há motivos para que a população duvide delas. Para os debatedores, notícias falsas que colocam em dúvida o sistema eleitoral enfraquecem a democracia. O debate ocorreu em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos (CDH), presidida pelo senador Humberto Costa (PT-PE). “Vivemos em um país no qual representantes legitimamente eleitos pelo povo desafiam rotineiramente o nosso sistema eleitoral”, afirmou Costa. Os participantes pediram que o Congresso Nacional ajude a garantir o respeito à Justiça Eleitoral e aos resultados das urnas eletrônicas. Tânia Oliveira, da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), informou que entidades de todo o país criaram Coalizão para a Defesa do Sistema Eleitoral, por entenderem que a democracia está sob ataque. Romi Márcia Bencke, do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, acrescentou que o movimento é em defesa do sistema eleitoral e pela democracia.

Aplausos

O ex-governador do Amazonas Amazonino Mendes (Cidadania) foi ovacionado, ontem, pelos convidados que prestigiaram a posse da nova diretoria do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM). Durante o anúncio do nome do ex-governador para compor o dispositivo de autoridades, Amazonino recebeu aplausos da plateia formada por autoridades, personalidades locais e membros da sociedade civil.

Presença 1

O prefeito de Manaus, David Almeida, também prestigiou a posse dos desembargadores Flávio Pascarelli, Maria das Graças Figueiredo e Ernesto Anselmo Chíxaro, no TJAM.

Presença 2

O prefeito desejou “êxito e sucesso ao nobre desembargador Pascarelli, à desembargadora Maria das Graças e ao desembargador Chíxaro, nesse novo mandato mais curto. Porém, eu quero aqui desejar a eles um bom mandato de boas realizações e conquistas ao TJ”, disse.

Parlamento 1

Presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), deputado estadual Roberto Cidade (UB) também participou da solenidade de posse dos novos dirigentes do TJAM.

Parlamento 2

“O desembargador Pascarelli é experiente, já foi presidente em outra oportunidade e, com certeza, fará um grande trabalho, tocará o ‘mandato-tampão’, que foi aprovado pela ALE por unanimidade pelos deputados”, destacou o deputado.

Homenagem

A Igreja Universal do Reino de Deus será homanageada na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), na próxima sexta-feira, 8, em sessão especial do parlamento. A iniciativa foi proposta pelo deputado estadual João Luiz.

Cobrança

O prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (PSD) reagiu às críticas direcionadas a ele pelo apoio ao pré-candidato do partido ao governo do estado, o advogado Felipe Santa Cruz. No Twitter, Paes lembrou que não foi apoiado pelo deputado federal e agora candidato ao governo Marcelo Freixo (PSB), em 2020.

Ministério Público do Trabalho inspeciona Caixa em caso de assédio

blank

O Ministério Público do Trabalho (MPT) realizou, ontem, inspeção na sede da Caixa, em Brasília, no âmbito das denúncias de assédio sexual que na semana passada levaram à renúncia do então presidente do banco público, Pedro Guimarães. Segundo informações do MPT, o objetivo é averiguar a dinâmica de funcionamento e circulação de pessoas no gabinete da presidência da Caixa, bem como em outros ambientes ocupados pela cúpula do banco.

blank

Aviação A demanda por voos domésticos teve queda de 2,5% em maio, na comparação com o mesmo mês de 2019, aponta a Associação Brasileira das Empresas Aéreas, com base nos relatórios da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Anúncio