Parlamentares pedem regras contra garimpo ilegal

Comissão foi criada depois que Ongs divulgaram o caso da menina ianomâmi que teria sido estuprada e morta por garimpeiros

Brasília – Deputados e senadores que foram a Roraima nesta semana para apurar denúncias de violações de direitos dos povos ianomâmi, pedem ações imediatas para conter o garimpo ilegal na região e reivindicam mais estrutura aos órgãos públicos para que se possa fazer uma fiscalização permanente na reserva de mais de 9 milhões de hectares.Uma comissão externa foi criada pela Câmara depois que organizações não governamentais divulgaram o caso de uma menina ianomâmi de 12 anos que teria sido estuprada e morta por garimpeiros. Representantes dessa comissão, junto com integrantes das comissões de direitos humanos da Câmara e do Senado, ouviram lideranças indígenas, ONGs, órgãos estaduais e federais sobre a situação na reserva ianomâmi.De acordo com a coordenadora da comissão externa, a deputada Joênia Wapichana (Rede-RR), o caso da menina ianomâmi não é isolado. Além das denúncias de violência sexual, o grupo de parlamentares ouviu relatos sobre a entrada de álcool e armas na reserva, o que estaria ocasionando o suicídio de jovens indígenas.

Gastos

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) dispensou licitação pelo valor de R$ 380 mil para comprar material laboratorial da empresa Manauara Comercio de Produtos e Serviços Hospitalares Ltda.

Licitação

A Prefeitura de Alvarães homologou licitação para contratara empresa J. de O. Lemos pelo valor de R$ 9,5 milhões para fazer serviços de drenagem urbana através da construção de meio fio e sarjeta.

Procedimento

No âmbito do Ministério Público Federal (MPF), o procurador da República Elton Luiz Freitas Moreira abriu procedimento para acompanhar as medidas tomadas para o controle do surto de H1N1 no Estado do Amazonas.

Rede 5G

Projeto de Lei deliberado na Câmara Municipal de Manaus (CMM) prevê o procedimento para instalação de infraestrutura de suporte para a Estação RadioBase (ERB) autorizados ou homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Sistema

As antenas da rede 5G serão acopladas às que já existem. As antenas de 4G, por sua vez, devem ser adaptadas para funcionar em paralelo à nova infraestrutura de conexões enquanto os dois sistemas coexistirem.

Qualificação

A Escola de Contas Públicas do Amazonas fará entre 16 a 20 de maio, cursos de qualificação para os municípios de Manacapuru e Benjamin Constant. A qualificação será prestado no município de Manacapuru na Uniasselvi.

Vegetarianos 1

Pesquisa realizada pelo TIM Ads com 2 mil clientes vegetarianos revela que 23% disseram que já deixaram de comparecer a eventos por não ter a alimentação de acordo com dieta. Outros 30% disseram que foram ao evento, mas que não se alimentaram.

Vegetarianos 2

Na pesquisa, 7% dos respondentes não se sentem compreendidos e respeitados por seguirem determinada dieta e 38% possuem a aceitação de todos em sua volta.

Turismo nacional avança mais de 75% em março na comparação com 2021

blank

O setor de turismo segue exibindo sinais de consolidação da sua gradual retomada no Brasil. Dados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada pelo Governo Federal, por meio do IBGE, revelam que o Índice de Atividades Turísticas registrou um aumento de 75,6% em março no país na comparação com o mesmo mês de 2021. O resultado foi impulsionado principalmente pelo aumento nas receitas de empresas de diversos ramos do setor.

blank

Tecnologia A edição 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) conta com a possibilidade de, pela primeira vez, os candidatos poderem usar a versão digital da carteira nacional de habilitação (CNH Digital) para se identificarem nos locais de prova.

Anúncio