Pesquisa de saúde testada no AM será discutida na Câmara

Audiência Pública irá discutir a implantação do esquema único de seis doses (Multidroga Terapia Esquema Único – MDT-U) para tratamento de pacientes de hanseníase no Brasil

Manaus – A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (20), realização de Audiência Pública para discutir a implantação do esquema único de seis doses (Multidroga Terapia Esquema Único – MDT-U) para tratamento de pacientes de hanseníase no Brasil. O tratamento foi aplicado, em período de teste, na Fundação Alfredo da Matta, em Manaus, e agora pode ser estendida a todo o País. Na proposta da audiência apresentada pelo deputado federal Henrique Mandetta (DEM/MS) é citado que pesquisa recente realizada por dois dos seis centros de referência nacional em hanseníase do Brasil, um em Fortaleza e outro em Manaus, sugere a redução de um ano para seis meses no tempo de tratamento da hanseníase. Com duração de dez anos e acompanhamento dos doentes por cinco anos, a pesquisa foi apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Na proposta de audiência, é citado que a redução do tempo de tratamento poderia ser uma revolução.

Convênio

Em ano eleitoral, a Secretaria de Estado de Infrastrutura (Seinfra) publicou termo de convênio com a Prefeitura de Presidente Figueiredo para liberar R$ 4,9 milhões a administração municipal para realizar serviços de recapeamento e tapa-buraco naquela cidade.

Contratação

A liberação de recursos por meio da Seinfra também compreende um termo para contratar a empresa Compasso Construções e Reformas Prediais, ao custo de R$ 5,9 milhões para realizar serviços de recuperação do sistema viário no município de Uarini.

Apuração

O Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas instaurou inquérito civil para apurar atos de improbidade supostamente praticadas pelo ex-prefeito de Manaquiri Agnaldo Martins Rodrigues relativos à omissão na prestação de contas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do ano de 2016.

Aniversário

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE) vai homenagear, na próxima segunda-feira, 25, o bairro Praça 14 de Janeiro, zona sul de Manaus, que completa os seus 133 anos de existência.