Projeto de lei na Câmara dos Deputados cria programa de incentivo à criação e implementação de secretarias de políticas para as mulheres. O texto prevê que o governo federal disponibilize aos Estados e Municípios que aderirem ao programa incentivos financeiro e logístico, além de assistência técnica e capacitação para as gestoras e gestores estaduais e municipais responsáveis pela criação e implementação das secretarias. Além disso, o governo federal deverá criar plataforma digital para facilitar a troca de informações, boas práticas e a coordenação entre as secretarias existentes em todo o Brasil, promovendo a integração de ações e o uso eficiente dos recursos disponíveis. Quem aderir ao incentivo federal deverá não apenas criar ou fortalecer uma Secretaria de Políticas para as Mulheres, como elaborar plano de ação para as mulheres, com metas claras, indicadores de acompanhamento e recursos necessários para garantir a eficácia das políticas públicas de gênero. Autor do projeto, o deputado Amom Mandel (Cidadania-AM) cita dados do Ministério das Mulheres de 2024 mostrando que existem atualmente 1.045 secretarias de políticas para as mulheres em municípios brasileiros.
Assédio 1
Os registros de processos trabalhistas envolvendo assédio no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) apresentaram um crescimento nos últimos 5 anos, com destaque para o assédio moral. Os dados apontam que as ações por assédio moral mais que dobraram, saltando de 374 processos em 2020 para 934 em 2024, um crescimento de 149%.
Assédio 2
Os processos por assédio sexual também cresceram: foram 25 casos em 2020 e 73 em 2024, quase triplicando. A alta se mantém em 2025: somente até março, foram registrados 217 novos casos de assédio moral e 26 de assédio sexual.
Exportações
Em abril de 2025, as exportações do Amazonas alcançaram R$452,17 milhões registrando alta de 21,3% em comparação com março. O ferro-níquel foi o principal produto, com cerca de R$59,43 milhões.
Avaliação
Das 161 pontes em rodovias federais no Amazonas, três são as mais mal avaliadas por motoristas. São as pontes sobre os rios Araçá, Curuçá e Autaz-Mirim, todas na BR-319 (Manaus-Porto Velho). As estruturas foram citadas em oito manifestações em consulta pública do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre as condições das pontes no País.
Gastronomia
A Seccional do Amazonas da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-AM) promove, nos dias 16 e 17, das 17h às 22h, Feira Gastronômica que promete reunir culinária regional.
Oferta
Com o tema “A Celebração da Cozinha Brasileira”, o evento Brasil Sabor acontece em todo o País, e o público vai ter a chance de experimentar os pratos oferecidos.
Tarcísio Freitas nega concorrer à Presidência
O governador de São Paulo, Tarcísio Freitas, voltou a afirmar que não se candidatará à Presidência na eleição de 2026, ao falar a jornalistas em um dos eventos do Brasil Week, em Nova York.
Caiado promete dar anistia caso seja eleito em 2026
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), afirmou que dará anistia aos envolvidos nos atos golpistas caso seja eleito presidente em 2026. Caiado falou em “anistiar a situação toda”.
CPI das Bets avalia indiciar influencers em relatório final

(Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
A CPI das Bets estuda incluir, no relatório final da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), pedido de indiciamento da influenciadora digital Virgínia Fonseca e de outros influenciadores que divulgam sites de apostas. Os senadores veem indícios de desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor.

(Foto: Divulgação/ICE)
Nove pessoas morreram sob custódia do Serviço de Imigração e Controle de Alfândega dos Estados Unidos desde que o presidente americano, Donald Trump, voltou ao poder em 20 de janeiro.