Brasília- Placas de veículos do Brasil poderão voltar a informar o município e o Estado de registro. É o que estabelece projeto de lei em análise na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. De autoria do senador Esperidião Amin (PP-SC), a proposição altera o Código de Trânsito Brasileiro. O parlamentar considera que a informação do local de registro do veículo é importante para as autoridades de trânsito e de segurança pública conseguirem identificar com facilidade a origem de um automóvel em situações como infrações, roubos, furtos e outros crimes. O senador destaca também um “senso de identidade regional” e pertencimento, o que pode ajudar a evitar acidentes decorrentes da não familiaridade com o trânsito local, bem como facilitar o levantamento de estatísticas turísticas.
Dano ambiental
A procuradora da República Lígia Cireno Teobaldo apura desmatamento irregular em área de 2 mil hectares em imóvel na gleba federal Rio Juma, no município de Apuí, sul do Amazonas.
Benefício
A Assembleia Legislativa do Estado (ALE) aprovou projeto de lei que garante aos profissionais da saúde o direito à meia-entrada em eventos artísticos, culturais, cinematográficos e desportivos.
Campanha 1
A Rede Eclesial Pan-Amazônica, ligada à Conferência Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB), lançou a campanha ‘Amazônia Sem Fome’ para mobilizar ações contra a insegurança alimentar no bioma amazônico.
Campanha 2
Para a organização, apesar de sua exuberante biodiversidade, a Amazônia também enfrenta realidade de fome e insegurança alimentar.
Planejamento
Iniciou na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o curso de Planejamento Estratégico para Organizações Públicas. Com participação de servidores da Casa e representantes de diversos órgãos públicos, o curso tem como objetivo avaliar o planejamento 2023-2027 da Casa Legislativa.
Oportunidade
A Câmara dos Deputados informou que, após visitas técnicas e estudos, irá contratar da Fundação Getúlio Vargas para a realização do concurso público para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva nos cargos efetivos de Nível Superior autorizados em de 24 de maio.
Fita com desenho de girassóis para deficiências virou de uso nacional

(Foto:Roberto Suguino/Agência Senado)
Foi sancionada a lei que formaliza o uso nacional da fita com desenhos de girassóis como símbolo de identificação das pessoas com deficiências ocultas. O texto foi relatado pelo senador Flávio Arns (PSB-PR) quando aprovado no Senado em 15 de junho. As deficiências ocultas são aquelas que podem não ser percebidas de imediato. A fita com desenhos de girassóis já é usada como símbolo para deficiências ocultas em vários países.

(Foto: Reprodução/Rede social)
‘Pets’ Tramita na Câmara dos Deputados, projeto que torna obrigatória a inclusão, nos novos contratos de concessão de terminais aeroportuários, de cláusula que preveja a criação de banheiros destinados às necessidades fisiológicas de cães e gatos.
Ministro confirma agressão a Moraes
Padilha afirmou que não teve acesso a imagens do aeroporto, de Roma mas autoridades da Itália disseram que familiares de Moraes foram agredidos.
Hardt vira alvo de denúncia no CNJ
A ex-juíza da Lava Jato Gabriela Hardt virou alvo de uma reclamação do CNJ. O conselho atendeu a um pedido do empresário e ex-deputado Tony Garcia.