Rede faz vigilância genômica contra mutações da Covid-19

Na fase piloto, serão sequenciadas 1.200 amostras do vírus de todas as Unidades da Federação em quatro laboratórios de referência

Manaus – O Ministério da Saúde está implementando, nos Laboratórios Centrais de Saúde Pública dos Estados (Lacen), a Rede Nacional de Sequenciamento Genético para investigar mutações e diferentes linhagens do SARS-CoV-2 em circulação no Brasil. Na fase piloto, serão sequenciadas 1.200 amostras do vírus de todas as Unidades da Federação em quatro laboratórios de referência (Instituto Adolfo Lutz (SP), Instituto Evandro Chagas (PA), Lacen Bahia e Lacen Minas Gerais). A Rede foi discutida em um webinar sobre Vigilância Genômica de SARS-Cov-2, vírus causador da Covid-19.O encontro debateu o o aprimoramento da rede de vigilância e o uso das técnicas de sequenciamento genético para controle da pandemia, além dos dados de vigilância genômica disponíveis no Brasil e no mundo. Por meio de informações como mutações, identificação de cadeias de transmissões locais e monitoramento da taxa de transmissão, cientistas são capazes de monitorar e entender melhor as mutações que ocorrem naturalmente nos vírus.

Mensalidades

Em audiência pública a Assembleia Legislativa debateu a proposta de redução dos valores das mensalidades de escolas e faculdades privadas, enquanto perdurar o período pandêmico. Foi pontuada a necessidade do diálogo e o equilíbrio, no sentido de estender o desconto de 20% das mensalidades, levando em consideração o retorno das aulas que serão 100% online.

Vacinação

Manaus segue puxando a vacinação do Estado, com mais postos de imunização disponibilizados pela prefeitura, que tem assegurado manter o ritmo se receber mais vacinas.

Acordos

Para evitar demissões durante a pandemia, o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda poderá ser reestabelecido por mais 180 dias. É o que propõe projeto de lei do senador Rogério Carvalho (PT-SE). Pela proposta, as empresas, em vez de demitirem, façam acordos para reduzir salário, jornada ou suspender o contrato.

Cancelado

Principal evento do calendário turístico brasileiro, o Carnaval e suas festividades foram cancelados em todo o País, na tentativa de frear o contágio pela Covid-19. Até mesmo o ponto facultativo no trabalho foi revogado em 23 estados, para evitar que a população faça uso do feriado para viajar ou promover aglomerações.

Anúncio