Reeleição de deputados alcança 57% na Câmara

Ou seja, 294 dos 596 deputados que tomaram posse nesta legislatura conquistaram novo mandato na Câmara

A taxa de reeleição na Câmara dos Deputados foi de 57% em 2022, conforme dados da Secretaria-Geral da Mesa (SGM), baseados nos resultados divulgados no domingo pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ou seja, 294 dos 596 deputados que tomaram posse nesta legislatura conquistaram novo mandato na Câmara. Considerando as eleições parlamentares desde 1998,  a taxa média de reeleição foi de 56% a cada pleito, o que corresponde a 286 reeleitos em média. Na série histórica, a taxa de reeleição de deputados só destoou em 2018, quando menos da metade dos 513 parlamentares conquistou a recondução. Naquelas eleições, foram reeleitos 251, o equivalente a 49% dos integrantes da Casa. Por outro lado, vem caindo a taxa de ex-deputados eleitos – os que retornam à Câmara após intervalo entre legislaturas. Depois do recorde de 8% em 2006, começou a diminuir e foi de 3% neste ano, com a eleição de 17 ex-deputados. O ex-deputado que retorna à Câmara não é considerado “reeleito”.

Empreendedorismo 1

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE), deputado Roberto Cidade (UB), reforçou, no Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, a Lei nº 5.861/2022, de sua autoria, que institui a Política Estadual de Estímulo, Incentivo e Promoção ao Desenvolvimento de Startups.

Empreendedorismo 2

A iniciativa visa oportunizar o desenvolvimento de startups com a diminuição de entraves burocráticos e acelerar o crescimento do segmento no Amazonas.

Fórum

Com a participação de especialistas locais e nacionais, empresários, acadêmicos e representantes de órgãos públicos e privados e de entidades de classe, entre outros, a Suframa promoveu, nessa quarta-feira (5), o “Fórum de Mineração Sustentável”.

Capacitação

A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), representada pelo chefe de gabinete, Salomão Costa, recebeu nessa quarta-feira (5) o prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim, com o objetivo de firmar acordo de cooperação para ações de capacitação profissional no município.

Indústria

As ações da Fieam serão desenvolvidas pela Agência do Serviço Nacional da Indústria (Senai-Itacoatiara).

Apoio

Após a declaração do governador de São Paulo Rodrigo Garcia (PSDB) de “apoio incondicional” ao presidente Jair Bolsonaro (PL), há até quem defenda que Garcia seja expulso do PSDB.

Diálogos

No entanto, governador não deve esperar o partido tomar nenhuma decisão neste sentido e já intensificou as articulações com o União Brasil.

Demissão

A funcionária de RH Karina Lopes, da rede de varejo Ferreira Costa em Pernambuco, foi demitida, nessa quarta-feira (5), após publicar que demitiria eleitores do ex-presidente Lula (PT) que trabalhassem na empresa. “Não quero ninguém me pedindo emprego, vão pedir emprego ao Lula”, disse na postagem.

PF diz que não houve registro de tentativa de fraudes no 1º turno

blank

(Foto: Fernando Frazão/ABr)

A Polícia Federal diz não ter encontrado até agora “nenhuma ocorrência de fraude ou tentativa de fraude às urnas eletrônicas no final de semana do 1º turno das eleições 2022”. A corporação fez uma pesquisa no sistema de inquéritos a pedido do portal UOL Notícias. Quando uma denúncia, feita por meio de boletim de ocorrência ou descoberta pela própria polícia em ação em flagrante, tem provas, as delegacias abram inquéritos.

blank

(Foto: Raiza Milhomem/ Ascom-Palmas)

Vacinação – O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse, nesta quarta-feira (5), que a pasta vai atingir a meta de vacinar 95%. das crianças menores de 5 anos contra a poliomielite. Atualmente, segundo o ministro, a cobertura vacinal está em torno de 60%.

Anúncio