Samsung é condenada por doença agravada em serviço

Com base nas provas produzidas nos autos, os desembargadores entenderam que as doenças degenerativas diagnosticadas foram agravadas pelo serviço

Manaus – A Terceira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, que compreende o Amazonas e Roraima (TRT11) condenou a empresa Samsung a pagar R$ 20 mil de indenização por danos morais e materiais a uma empregada que se encontra em afastamento previdenciário desde maio de 2016.

Com base nas provas produzidas nos autos, os desembargadores entenderam que as doenças degenerativas diagnosticadas na coluna cervical, ombros e cotovelos da trabalhadora foram agravadas pelo serviço.

O colegiado acompanhou o voto do desembargador relator Jorge Alvaro Marques Guedes e acatou recurso da autora para reformar a sentença que havia indeferido seus pedidos.

No primeiro grau, os pedidos da industriária foram julgados improcedentes. Entretanto, outro foi o entendimento dos desembargadores no julgamento do recurso.

Conforme consta dos autos, ela foi admitida na empresa em janeiro de 2011, para exercer a função de operadora de produção e foi promovida a inspetora de produção.

Energia

O senador Omar Aziz (PSD) apresentou requerimento no Senado em que pede informações do Ministério de Minas e Energia sobre avaliação do órgão quanto ao impacto de micro e minigeração distribuídas, principalmente, de reflexo financeiro nas contas dos consumidores de menor poder aquisitivo.

Curso

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Érico Desterro determinou a suspensão de processo seletivo de Doutorado Interinstitucional (Dinter), realizado entre a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Concorrência

Entre os problemas citados pelo conselheiro do TCE está ofensa à cláusula geral de amplo acesso ao ensino público superior, ao estabelecer reserva de vagas totalmente desproporcional aos próprios docentes efetivos da UEA (20 vagas), em detrimento das vagas oferecidas à “ampla concorrência”, com três vagas.