Seções com acessibilidade recebem 1,2 mi eleitores

Essa parcela de votantes cresceu 35,27% em relação ao pleito de 2018

As Eleições 2022 devem contar com 1.271.381 eleitoras e eleitores que declararam ter algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida, dentro de um eleitorado total de mais de 156 milhões de pessoas. Essa parcela de votantes cresceu 35,27% em relação ao pleito de 2018, quando 939.915 afirmaram se encontrar em uma dessas situações. Para receber com mais segurança e comodidade esses cidadãos e cidadãs no momento do voto, este ano, a Justiça Eleitoral (JE) vai disponibilizar mais de 163 mil seções eleitorais com acessibilidade. Na divisão por gênero, são 642.441 mulheres e 628.827 homens eleitores com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida e que disseram precisar de atendimento ou condições adaptadas para votar este ano, além de outras 113 pessoas que não informaram o gênero. O eleitorado com deficiência representa 0,81% do total apto a votar em 2 de outubro. Eleitoras e eleitores nessa situação podem exercer o voto em seções adaptadas pela Justiça Eleitoral para suprir as respectivas necessidades.

Negado

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) negou direito de resposta ao candidato ao senado, Omar Aziz, em ação contra o deputado Fausto Júnior sobre publicação nas redes sociais de um vídeo na qual o deputado confronta Omar durante a CPI da Covid no Senado, em junho de 2021.

Consumidor

O Selo Empresa Amiga do Consumidor instituído por lei estadual será lançado pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Procon), com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Manaus, nesta quinta-feira (22).

Validade

O selo terá validade de um ano e poderá ser concedido nos anos seguintes, desde que haja continuidade na boa prestação de serviços, e a empresa continue satisfazendo os requisitos necessários da lei.

Propostas

O gabinete do vereador Amom Mendel (Cidadania) está trabalhando em ritmo frenético. Segundo sistema da Câmara Municipal de Manaus (CMM), apenas nessa quarta-feira (20) o parlamentar registrou 272 propostas legislativas. No dia anterior, terça-feira (20), foram apresentadas 229 propostas, segundo o sistema da CMM.

Surpresa

Autor do pedido de impeachment contra Dilma Rousseff em 2015, o advogado e ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior, anunciou nessa quarta-feira (21) apoio a Lula no primeiro turno da eleição presidencial deste ano.

Suspeitas

Um diretor-técnico do setor de veículos do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo foi preso, nessa quarta-feira (21). Ele é apontado pela polícia como chefe de um esquema de fraudes que faturou ilegalmente milhões.

Energia limpa

A Amazon disse nessa quarta-feira (21) que adicionará 2,7 gigawatts em capacidade de produção de energia limpa por meio de dezenas de novos projetos ao redor do globo, o que inclui uma fazenda fotovoltaica no Brasil. O anúncio de 71 novos projetos no segmento renovável, totalizando agora 379, vem em meio ao objetivo da varejista de utilizar 100% de energia renovável nos negócios até 2025.

Estudo aponta impactos da pandemia na saúde e educação de crianças

blank

(Foto: Rovena Rosa/ABr)

A pandemia da Covid-19 impactou a saúde e a educação de milhões de crianças e famílias, de acordo com a pesquisa Desigualdades e Impactos da Covid-19 na Atenção à Primeira Infância. O estudo, divulgado nessa quarta-feira (21), mostra que entre 2020 a 2021 houve queda no número de matrículas em creche e na pré-escola, queda na vacinação e impactos na alimentação de crianças de até 6 anos de idade, período que compreende a primeira infância.

blank

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Levantamento – O uso do celular ao volante é a atitude que mais causa incômodo a outros motoristas, mostra levantamento com quase 9 mil condutores em São Paulo, feito pela concessionária CCR. Essa opção foi indicada por 31% das pessoas.

Anúncio