Senado elege seu novo presidente em 1° de fevereiro

O início da primeira sessão preparatória, na qual será eleito o presidente, está marcado para as 10h

Está marcada para um sábado,1° de fevereiro, a eleição do novo presidente do Senado e dos demais integrantes da Mesa da Casa para a 57ª Legislatura. O início da primeira sessão preparatória, na qual será eleito o presidente, está marcado para as 10h. Em seguida, às 11h, deverá ocorrer a segunda reunião, para a eleição dos demais integrantes. Os mandatos são de dois anos. A Mesa do Senado, ou Comissão Diretora, é responsável pela direção dos trabalhos legislativos. Além do presidente do Senado, que também preside o Congresso Nacional, compõem a Mesa dois vice-presidentes e quatro secretários, que exercem atribuições previstas na Constituição e no Regimento Interno da Casa. Além disso, a Mesa tem quatro suplentes. Na segunda-feira, 3 de fevereiro, já sob a direção da nova Mesa, serão abertos os trabalhos legislativos do Congresso Nacional.

Turismo

O Amazonas foi destaque em pesquisa da Embratur divulgada nesta semana. Em 2024, o crescimento da chegada de turistas internacionais no Estado foi de 18,2% em comparação a 2023.

Rodovia 1

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) publicou, na quarta-feira (8), portaria em que estabelece restrições ao tráfego de veículos pesados na rodovia BR-319 (Manaus-Porto Velho/RO).

Rodovia 2

A medida, que valerá anualmente até junho, é para preservar as condições da rodovia durante a estação de chuvas e garantir a segurança de motoristas e passageiros.

Ex-candidatos

Os delegados João Tayah e Costa e Silva trocaram farpas nas redes sociais após Tayah comentar sobre a nova regra da Receita Federal que passa a monitorar transações de Pix e cartões de crédito. Os dois têm posições políticas opostas.

Parlamento

O deputado estadual Thiago Abrahim (União Brasil) apresentou 37 projetos de lei ordinária ao longo de 2024, dos quais 22 foram sancionados e transformados em leis pela Assembleia.

Prejuízos

A defesa da cantora Adele fez um pedido milionário à justiça no âmbito do processo de possível plágio da música ‘Mulheres’, do compositor Toninho Geraes. Os advogados da cantora pediram um depósito em juízo de R$ 1 milhão. O valor seria necessário para cobrir prejuízos.

Prefeito de BH volta a ser intubado após piora

Prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), voltou a ser intubado ontem após instabilidade respiratória no hospital Mater Dei.

Costa diz que Lula pretende mudar ministérios

Ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o presidente Lula (PT) pode realizar novas trocas de ministros ainda este mês.

Bebidas açucaradas são responsáveis por casos de diabetes do tipo 2

(Foto: Divulgação/ABr)

Estudo publicado nesta semana na revista científica internacional Nature Medicine, um em cada dez casos novos de diabetes tipo dois registrados no começo da década tem relação com o consumo de bebidas açucaradas. Entram nessa conta, principalmente, refrigerantes, sucos adoçados, drinques e energéticos.

(Foto: Divulgação / Assessoria)

Rumores de fusão entre a Gol e a Azul movimentaram o mercado ontem e impulsionaram os papéis das aéreas na Bolsa. Ações da Gol operaram em alta de 9%, enquanto as da Azul, subiram 2,3%.