Senado trabalha para viabilizar o Drex, moeda digital brasileira

No Senado, parlamentares já se movimentam para viabilizar algumas das mudanças que devem surgir com a moeda, como os contratos inteligentes

O Drex, moeda digital brasileira, pode ser lançado em 2025. Atualmente, o projeto está na sua segunda fase piloto, com a participação de instituições do sistema financeiro, para testar as soluções de privacidade e garantir o sigilo aos usuários. No Senado, parlamentares já se movimentam para viabilizar algumas das mudanças que devem surgir com a moeda, como os contratos inteligentes. Antes chamada de real digital, a moeda ganhou o novo nome em 2023, quando foram iniciados os testes em ambiente restrito, chamados de Piloto Drex. No nome da nova moeda, as letras “d” e “r” fazem referência ao real digital, o “e” vem de eletrônico e o “x” foi usado para trazer a ideia de conexão, associada à tecnologia utilizada. Ainda não há data prevista para o lançamento do Drex, que depende do fim da fase de testes.

Rodovia

O Ministério Público do Amazonas instaurou procedimento administrativo para acompanhar as ações do Detran e da Polícia Militar na fiscalização da rodovia AM-010. A mobilização é para intensificar medidas de prevenção contra acidentes e a educação dos motoristas.

Expectativa

A população idosa, no Amazonas, aumentou de 5,4%, em 2000, para 8,9% em 2023, e vai triplicar para 33,8%, em 2070. Já a expectativa de vida está em alta, no Estado, aumentando de 69,4 anos, em 2000, para 75,2 anos, em 2023, segundo IBGE.

Transporte

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam) registrou que 589.121 pessoas utilizaram, em 2024, o transporte hidroviário intermunicipal saindo dos postos de fiscalização da autarquia em Manaus.

Entidade

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM) empossou, nesta semana, novos conselheiros da entidade, com mandato para o triênio de 2025/26/27.

‘Ironia’

Presidente do México, Claudia Sheinbaum, sugeriu ontem que os Estados Unidos sejam rebatizados pelo nome de ‘’América Mexicana’’.

Motivação

Provocação de Sheinbaum  ocorre um dia após o presidente eleito Donald Trump dizer que pretende mudar o chamado Golfo do México para ‘’Golfo da América’’.

Marçal afirma que pretende se lançar à Presidência em 26

Pablo Marçal confirmou que irá se candidatar à Presidência em 2026. Ele será candidato pelo PRTB, mas a sigla passará a se chamar “Brasileiro”.

Parlamentar pede que ONU apure atuação da Meta

Deputada Erika Hilton pediu que a ONU investigue a decisão da Meta – dona do Instagram e WhatsApp encerrar a checagem de fatos.

Mergulhadores removem 20 litros de agrotóxicos do rio Tocantins

(Foto: Divulgação/Ibama)

Mergulhadores removeram 20 litros de agrotóxicos derramados nas águas do rio Tocantins após o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga Tocantins e Maranhão, no dia 22 de dezembro. Além de agrotóxicos, caminhões carregando ácido sulfúrico também caíram no rio.

(Foto: Ana Nascimento/ABr)

A extensão do gelo marinho da Antártida se recuperou em dezembro após um longo período de baixas recordes, de acordo com cientistas americanos.