Senadora defende alistamento de mulheres

O projeto está sendo analisado pela Comissão de Relações Exteriores (CRE)

Brasília – A senadora Kátia Abreu (PP-TO) afirmou que a garantia do alistamento militar para as mulheres será um marco na história do Brasil. Ela é relatora do PLS 213/2015 que torna o serviço militar voluntário para as mulheres. O projeto está sendo analisado pela Comissão de Relações Exteriores (CRE). A reserva de 30% das vagas é uma sugestão da relatora, já que o texto original apenas permitia às mulheres o alistamento militar voluntário, sem estabelecer um percentual. Essa cota já havia sido incluída no texto por uma emenda da senadora aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Antes, o texto havia sido aprovado sem mudanças pela Comissão de Direitos Humanos (CDH). Na CRE, a decisão será terminativa (ou seja, final, a menos que haja recurso para votação em Plenário). O relatório da senadora na comissão foi apresentado em março e sugere a aprovação do projeto na forma de um substitutivo que inclui todas as mudanças feitas na CAE e faz ajustes na redação.

Eventos
A Secretaria de Estado de Cultura dispensou licitação para contratar a empresa Uatumã Serviços de Construção e Eventos para restaurar o ‘pano de boca’ do Teatro Amazonas, pelo valor de R$ 1.870.403,40, obra do italiano Demenico De Angelis.

Medicamentos
A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) declarou inexigível a licitação, no valor de R$ 1,019 milhão para contratar a empresa A. R. Rodriguez e Cia Ltda. para adquirir produtos, reagentes, peças, assistência técnica e manutenção preventiva para as linhas bioquímica, imunologia, hematologia, hemostasia e gasometria da Siemens Healthcare Diagnósticos Ltda.

Recomendação
O promotor Thiago de Melo Roberto Freire expediu recomendação para que a prefeita interina de Coari regulamente a criação do Conselho Municipal do Idosos.

Alerta
O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) fez um alerta para a instabilidade institucional que o Brasil atravessa e para a possibilidade de um bloqueio econômico.

Anúncio