STJ mantém ação por corrupção em obra de estádio

STJ manteve a ação penal contra o empresário Sérgio Lúcio Silva de Andrade, que investiga crimes envolvendo a construção e a reforma do estádio Mané Garrincha

Brasília – Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a ação penal contra o empresário Sérgio Lúcio Silva de Andrade, denunciado na Operação Panatenaico, que investiga crimes envolvendo a construção e a reforma do estádio Mané Garrincha, em Brasília. Em 2018, ele foi denunciado por associação criminosa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Segundo a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), a partir de 2008, a reforma do estádio se tornou fachada para um esquema de corrupção que teria envolvido agentes públicos e dirigentes das construtoras Andrade Gutierrez e Via Engenharia, por meio de pagamentos de vantagens financeiras, fraudes a processo licitatório e desvio de recursos públicos. O MPF apontou que o empresário, entre 2008 e 2014, teria atuado como intermediário no recebimento de vantagem indevida pelo ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda. Em recurso ao STJ, a defesa do denunciado pediu a reforma do acórdão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região que negou habeas corpus para trancar a ação.

Reajuste

Por meio de decisão liminar, a 1.ª Vara da Comarca de Humaitá, no interior do Amazonas, suspendeu o aumento de salários do prefeito, vice-prefeito, secretários municipais e vereadores do município, que seriam aplicados a partir de janeiro de 2022 sob pena de multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento.

Pesca

O deputado Dermilson Chagas (Podemos) alertou que o projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado (ALE) que impede a pesca do tucunaré em todo o Estado permanentemente e fará com que os pescadores artesanais e profissionais e consumidores amazonenses sejam prejudicados.

Doação

O Ministério da Saúde oficializou a doação de um freezer de Ultra Baixa Temperatura com volume de 549 litros para a Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas (FVS/AM).

Saúde

A Assembleia Legislativa do Estado (ALE), realizou, ontem, em parceria com a Unidade Básica de Saúde São Francisco vacinação contra o vírus da gripe H1N1, assim como fez testes rápidos para detectar Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/HIV), Hepatite B e C, além de aferição da glicemia e pressão arterial.

Anúncio