Taxa de desemprego deve continuar caindo, avalia IFI

A Instituição Fiscal Independente (IFI) afirma que a taxa de desemprego brasileira caiu lentamente durante 2019, mas diz que essa redução pode ser mais acentuada nos próximos meses

Brasília – Em seu mais recente Relatório de Acompanhamento Fiscal (RAF-Fev/2020), a Instituição Fiscal Independente (IFI) afirma que a taxa de desemprego brasileira caiu lentamente durante 2019, mas diz que essa redução pode ser mais acentuada nos próximos meses. De acordo com o relatório, o desemprego ficou em 11% no fim do ano passado, sendo que a taxa caiu com mais força nos últimos dois meses de 2019, o que indica que essa redução pode continuar nos primeiros meses de 2020. Parte desse aumento no nível de emprego se deve às novas modalidades de contratação (trabalho intermitente ou parcial), de acordo com a instituição. Conforme a IFI, o número de desempregados na economia somou 11,6 milhões de pessoas em dezembro de 2019, contra 12,1 milhões no mesmo mês de 2018. A IFI ressalta que o desemprego só cairá com mais intensidade quando a recuperação da economia for mais intensa. A instituição projeta crescimento do PIB de 2,2% em 2020, o que ajudará a manter a trajetória de queda do desemprego.

Polêmica

Em coletiva à imprensa realizada nesta segunda-feira (17) em Manaus, o vice-presidente Hamilton Mourão se esquivou de perguntas ‘difíceis’, Desconversou, por exemplo,m quando perguntado sobre uma Carta assinada por 20 governadores para condenar recentes declarações do presidente Bolsonaro.

Tênis

Durante visita ao Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), Mourão foi presenteado com um tênis feito de fibras vegetais. O vice-presidente ficou tão contente que prometeu usar o calçado durante viagem que fará, nesta terça-feira (18), ao município de São Gabriel da Cachoeira.

ICMS

A redução da alíquota do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis será tema de audiência pública, nesta terça-feira (18), na Assembleia Legislativa.

Ex-presidente 1

O deputado estadual Delegado Péricles (PSL) apresentou projeto na Assemnbleia Legislativa do Estado (ALE) para anular o título de cidadão do Amazonas do ex-presidente Lula.

Ex-presidente 2

O assunto dividiu as redes sociais entre os internutas que elogiaram a proposta e aqueles que viram a medida como desnecessária.

Anúncio