TCU analisa transparência nas eleições deste ano

Auditoria avalia a segurança, confiabilidade, transparência e audibilidade do sistema brasileiro de votação eletrônica

Brasília – O vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) ministro Bruno Dantas, comunicou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) implementou melhorias na transparência do processo eleitoral a partir de recomendações e apontamentos da Corte de Contas. Bruno Dantas afirmou ter autorizado a realização da auditoria em seis etapas, a fim de propiciar um amplo alcance de escopo e o acompanhamento concomitante das medidas adotadas pelo TSE para realização das eleições de 2022. O objetivo da auditoria é avaliar a segurança, confiabilidade, transparência e audibilidade do sistema brasileiro de votação eletrônica. Dantas ressaltou que é dever do Tribunal, declarado em seu plano estratégico, garantir a confiabilidade das informações repassadas pelas instituições públicas à sociedade. As duas primeiras etapas da auditoria já julgadas apresentaram a demonstração dos principais mecanismos de gestão de risco, de segurança e de transparência adotados nas três fases do processo eleitoral.

Moradia

Começou a tramitar na Assembleia Legislativa do Estado (ALE) a proposta que cria a Frente Parlamentar de Moradia e Regularização Fundiária. O projeto de resolução legislativa pretende apoiar e defender as políticas do direito fundamental à moradia e regularização fundiária no Estado.

Emenda 1

O deputado Dermilson Chagas (Republicanos) direcionou
R$ 500 mi através de emenda parlamentar impositiva para o município de Autazes.

Emenda 2

A emenda foi paga pelo Governo do Amazonas no dia 5 de abril de 2022. Os recursos serão utilizados na área de educação e beneficiarão alunos da rede pública.

Compliance

Com a participação de 83 gestores entre secretários e chefes de departamentos, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) lança, hoje o seu programa de integridade e compliance.

Evento

A Universidade do Estado do Amazonas (/UEA), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), realizará, na quinta e na sexta-feira (26 e 27), o Workshop da Escola de Meio Ambiente (EMA) – Plantando Ideias para a Valorização da Vida.

Universidades

O relator da PEC 206, que estipula o pagamento de mensalidades em universidades públicas, deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil), publicou uma nota defendendo o projeto e rebatendo críticas que vem sofrendo nas redes sociais.

Ofensa

A prefeita de Bauru, cidade de São Paulo, Suéllen Rosim (Patriota), anunciou que abriu um boletim de ocorrência após ser chamada de “biscate” por um perfil em uma postagem dela no Facebook.

Jogos

O senador José Serra, ex-ministro da Saúde, promete se engajar no combate a projeto de lei que libera os jogos de azar no País. Ele quer usar seu capital político para desmontar o discurso de que o texto trará benefícios ao setor.

Câmara dos Deputados elege novos integrantes da Mesa Diretora

blank

O plenário da Câmara dos Deputados vai escolher, nesta quarta-feira, 25, os novos nomes que vão compor a Mesa Diretora da Casa. A eleição foi motivada pela decisão que tornou vagos os cargos de 1º vice-presidente, 2º secretário e 3º secretário, após a mudança de partido dos então titulares: Marcelo Ramos (PSD-AM), Marília Arraes (Solidariedade-PE) e Rose Modesto (União-MS), respectivamente.

blank

Esforço Foi publicado ontem decreto que cria a Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica. A estratégia implementa programas e ações para a recuperação das aprendizagens e o enfrentamento da evasão de escolas

Anúncio