Trocar terceirizados é única saída para governo cumprir LRF, diz CAE

A solução foi debatida, nesta semana, pelos membros da Comissão de Assuntos Econômicos, da Assembleia Legislativa do Estado

(Foto: Hudson Fonseca/ALE)

Manaus – A substituição da mão de obra terceirizada foi a alternativa apontada pelos membros da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), para o governo estadual cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que impõe o teto de 49% da Receita Corrente Líquida (RCL) para gastos com pessoal, que hoje é de 51%.

Índice regional

O Sindicato dos Economistas (Sindecon-AM) elaborou, em 2018, um projeto que calcula o índice regional de inflação em Manaus para auxiliar os gestores na avaliação das reposições salariais e reajuste de tributos. A proposta está sob análise da Secretaria Municipal de Finanças (Semef).

Fora de controle

O vereador Bessa (SD) mostrou, nesta quinta-feira (9), que não sabe lidar com críticas e perdeu a compostura ao chamar, no grito, um assessor da Câmara Municipal de Manaus, para conversar ‘lá fora’, após ele escrever nas redes sociais que parte dos vereadores está de ‘joelhos’ para o Executivo.

Bolsonaro e Conceição

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) sancionou, nesta quarta, o Projeto de Lei 7.678/17 de autoria da ex-deputada Conceição Sampaio (PSDB), que permite a inclusão de produtos extrativos de origem animal, entre eles o pirarucu, na lista de produtos beneficiados pela Política de Garantia de Preços Mínimos.

Benefícios práticos

Na prática, o pirarucu e demais produtos extrativos de origem animal passam a ganhar subvenção econômica por meio da comercialização da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Ou seja, o governo federal paga uma parte do valor do item para cobrir o custo dos produtores.

Sob risco

Temendo a segurança do promotor de Coari Weslei Machado, em meio à operação ‘Patrinus’, que prendeu o prefeito Adail Filho, a procuradora-chefe de Justiça, Leda Mara Albuquerque, transferiu Weslei para Apuí, no período de 28 de setembro a 8 e outubro, momento ápice da operação.

População doente?

Com 16.725 habitantes, a prefeitura do município de Careiro da Várzea homologou a licitação de R$ 3,5 milhões em medicamentos para a empresa Santa Mônica Distribuidora de Produtos Farmacêuticos Ltda.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, chamou, nesta quarta-feira (9), a imprensa para dizer que o vazamento de óleo que atinge praias do litoral nordestino vem “muito provavelmente” da Venezuela (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

Anúncio