TSE conclui fabricação e entrega de 225 mil urnas

Essa foi a maior produção da história das máquinas de votar

O processo de licitação para a aquisição de 225 mil novas urnas eletrônicas foi concluído pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a empresa Positivo Tecnologia já entregou todos os equipamentos. Essa foi a maior produção da história das máquinas de votar: as UE2020 correspondem a 21,6% de todas as 1,042 milhão urnas fabricadas desde 1996 até hoje. Em julho de 2020, a Positivo venceu a licitação para a produção dos novos modelos da urna eletrônica. Rafael Azevedo, coordenador de Tecnologia Eleitoral da Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE, disse que a equipe da unidade inspecionou por algumas vezes a fabricação de alguns módulos em Manaus (AM) e acompanhou todas as fases de montagem final e procedimentos de segurança dos equipamentos em Ilhéus (BA). Ainda segundo Azevedo, o empenho de diversas áreas do Tribunal foi essencial para o sucesso da licitação e da efetiva produção das máquinas de votar. Ao todo, 577 mil urnas serão disponibilizadas aos Tribunais Regionais Eleitorais em todo o País.

Fiscalização 1

Com o objetivo de intensificar a fiscalização no período eleitoral, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) aderiu a campanha ‘Ministério Público nas Eleições 2022’, lançada em todo o País.

Fiscalização 2

A iniciativa visa reforçar atuação do MP durante processo de votação, apuração e investigação de denúncias, visando garantir transparência da eleição deste ano.

Multa

Em sessão ordinária ocorrida ontem o Tribunal de Contas do Estado (TCE) multou o presidente da Câmara Municipal de Nhamundá em 2020, Artur Paulain Gomes, em cerca de R$ 115 mil.

O que é Lorem Ipsum?

O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região – Amazonas e Roraima (TRT11) divulgou edital do 2º Concurso Cultural do TRT-11. Com o tema ‘Proteção social para acabar com o trabalho infantil’ a iniciativa premia os melhores trabalhos produzidos por alunos de escolas públicas.

Combustível

A pedido da Defensoria Pública do Amazonas (DPE) no Polo do Médio Solimões, com sede em Tefé, o Procon-AM expediu notificação a postos de combustível do município para que apresentem em 10 dias documentos que comprovem o repasse da redução do ICMS no preço da gasolina ao consumidor.

Desistência

O jornalista Eduardo Costa (Cidadania) anunciou que desistiu de ser o candidato a vice do governador Romeu Zema (Novo), que vai disputar a reeleição em Minas Gerais. Em um vídeo ele disse que seu nome não foi aprovado pelo PSDB.

Independência

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou considerar que “é natural” o surgimento de protestos de apoiadores durante os eventos previstos para a comemoração do Dia da Independência, no 7 de Setembro.

Anistia

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou projeto que anistia PMs punidos pelo massacre do Carandiru, em 1992.

Nancy Pelosi chega a Taiwan e abre crise entre EUA e China

blank

(Foto: Divulgação/Flickr-speakerpelosi)

A presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, chegou, ontem, a Taiwan, iniciando uma visita que Pequim tinha advertido contrariamente, dizendo que isso prejudicaria as relações sino-americanas. Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores disse no início desta semana que qualquer visita de autoridades norte-americanas a Taiwan seria “uma interferência grosseira nos assuntos internos da China”.

blank

(Foto: Andre Ribeiro/Agência Petrobras)

Barris A produção média mensal de 616 mil barris de petróleo por dia alcançada em junho, no Campo de Búzios, na Bacia de Santos, é o maior volume de média mensal registrada neste campo desde o começo da sua operação em abril de 2018.

Anúncio