TSE lança filme sobre urna em terra indígena do AM

O material lançado ontem (9), Dia Internacional dos Povos Indígenas, será exibido por 19 emissoras públicas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou ontem o documentário ‘Seção 37: a urna chega ao povo Marubo’, que já está no ar no canal do TSE no YouTube. De 21 a 23 de setembro de 2021, a equipe de Comunicação do TSE acompanhou a instalação de uma seção eleitoral na aldeia Maronal, que vive na Terra Indígena do Vale do Javari, na fronteira do Brasil com o Peru, no extremo oeste do Amazonas. O material, lançado ontem, 9 de agosto, Dia Internacional dos Povos Indígenas, será exibido por 19 emissoras públicas de 12 estados e do Distrito Federal, e ficará à disposição de todos os exibidores interessados. A equipe de reportagem foi a última a visitar o Vale do Javari antes do assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips. “Eu me senti muito feliz e privilegiado em participar dessa missão. Ver a felicidade e a vontade dos indígenas em poder tirar o título de eleitor pela primeira vez foi incrível e maravilhoso”, relatou Antonio Augusto, repórter fotográfico e integrante da equipe que fez o documentário.

Hospital

Procuradora Regional dos Direitos do Cidadão, Michèle Diz Y Gil Corbi, apura recursos materiais e humanos do Hospital de Guarnição de São Gabriel da Cachoeira. Segundo publicação no Diário Oficial do Ministério Público Federal (MPF), em investigações preliminares, “foi reunido lastro probatório mínimo para a instauração de procedimento investigatório civil”.

Condenação 1

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) julgou irregulares as contas do prefeito de Presidente Figueiredo em 2020, Romeiro José Costeira de Mendonça. De acordo com o relatório, o gestor deixou de cumprir com a Lei Orçamentária Anual.

Condenação 2

No relatório foi apontado que o gestor descumpriu com o orçamento ao ultrapassar o limite para abertura de crédito adicional suplementar.

Fórum

Realizado pela Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Fórum Internacional de Controle, que reunirá grandes nomes do direito nacional e internacional em Manaus nos próximos dias 18 e 19, já está inscrições abertas por meio do site da Escola de Contas.

Temas

Com a temática “Contratação Pública e seus novos paradigmas”, o Fórum traz nomes do direito internacional como o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, o ministro do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, e doutor em direito da Colômbia Juan Carlos Covilla.

Reprovados

O vice-presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Bruno Dantas, entregará na quarta-feira, dia 10 de agosto, ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, a relação com os nomes de pessoas que tiveram as contas julgadas irregulares pela Corte de Contas nos últimos oito anos.

Pronunciamento

O presidente do TSE, Edson Fachin, rejeitou o novo pedido do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a fim de fazer um pronunciamento em rádio e televisão sobre a campanha de vacinação.

PF e Receita fazem operação contra importação irregular de eletrônicos

carro polícia federal

(Foto: Marcelo Camargo/ABr)

A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal deflagraram ontem a operação Modo Avião para desmantelar, no Paraná, uma organização criminosa suspeita de ter feito lavagem de dinheiro e importação irregular de produtos eletrônicos. Segundo a PF, 240 policiais federais e 60 servidores da Receita Federal cumpriram 56 mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva e mais de R$ 428 milhões foram bloqueados em contas bancárias.

embarque digital

(Foto: Divulgação/Ministério da Infraestrutura)

Embarque – O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, esteve no Aeroporto de Congonhas, ontem, na capital paulista, para vistoriar a implantação do projeto Embarque +Seguro 100% Digital. A ação combina análise de dados e validação por biometria.

Anúncio