TST mantém demissão de enfermeiro por falta grave

Duas empregadas prenderam a chupeta na boca de um bebê de quatro meses na UTI pediátrica com fita adesiva

A Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho não aceitou recurso de um enfermeiro que pretendia reverter sua dispensa por justa causa da Fundação Universitária de Cardiologia, de Porto Alegre (RS). O motivo foi que, no seu plantão, duas empregadas prenderam a chupeta na boca de um bebê de quatro meses na UTI pediátrica com fita adesiva, e ele a manteve. Para o colegiado, a conduta foi grave, pois gerou riscos à saúde da criança, inclusive de morte. Na ação, o enfermeiro, admitido em 2017 e dispensado em 2019, disse que foi penalizado sem ter praticado nenhuma infração disciplinar ou falta grave.  O hospital, em sua defesa, relatou que após a troca de plantão, funcionárias do turno da manhã constataram a chupeta presa na boca do bebê. Filmagens revelaram que duas funcionárias haviam tomado a medida. Para o hospital, o procedimento foi “absolutamente inapropriado do ponto de vista técnico”, porque a obstrução da boca poderia ocasionar aspiração de vômito ou impedir a respiração pela boca, caso a traqueostomia fosse obstruída, levando o bebê a uma parada respiratória.

Segurança 1

O Amazonas registrou o quarto maior aumento percentual de feminicídios e o segundo maior crescimento no número de vítimas de estupro no Brasil entre 2023 e 2024, segundo do Mapa da Segurança Pública de 2025.

Segurança 2

O Estado teve um crescimento de 30,43% nos casos de feminicídio, passando de 23 para 30 ocorrências. O número de vítimas de estupro no Amazonas subiu de 1.086 para 1.552, um aumento de 42,91%, ficando atrás apenas da Paraíba, que registrou crescimento de 100%.

Contrato

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) contratou um transporte fluvial emergencial para os municípios de Humaitá e Apuí por  R$ 1,8 milhão. A promesssa é garantir o transporte fluvial de insumos essenciais no interior.

Terra indígena

A Funai constitui grupo técnico para realizar os estudos destinados à confecção de relatório de identificação e delimitação da Terra Indígena Acapuri do Meio, reivindicada pelo povo Kokama, nas cidades de Fonte Boa e Jutaí.

Injúria

Em Maués, dois homens e uma mulher foram denunciados pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Maués, pela prática dos crimes de injúria racial e injúria qualificada, propagados via redes sociais contra a vereadora Carla Leite.

Construção civil

O custo da construção civil no Amazonas, com desoneração da folha de pagamento, subiu 0,17% em maio, acumulando aumento de 0,61% no ano e de1,78% nos últimos 12 meses e alcançou a média de R$ 1.835,18 o metro quadrado.

Gestão Nunes deve preservar imagens de câmeras

A Justiça determinou que a Prefeitura de São Paulo, comandada por Ricardo Nunes (MDB), preserve as imagens captadas por câmeras de vigilância no entorno da região conhecida como Cracolândia.

Wagner Moura será homenageado em Londres

A Embaixada do Brasil em Londres promoverá um jantar em homenagem ao ator Wagner Moura neste sábado (14). O convite foi feito pelo embaixador Antônio de Aguiar Patriota.

Pedidos de refúgio no Brasil crescem 16,3% em 2024

Dados do Ministério da Justiça mostram que em 2024 foram 68 mil solicitações, acima das 58 mil requisições em 2023. Os venezuelanos são os principais solicitantes. No total, o Brasil recebeu pedidos de cidadãos de 130 países. As principais nacionalidades solicitantes de refúgio foram Venezuela e Cuba.

(Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil)

Polícia Federal (PF), em conjunto com as autoridades italianas, descobriu a localização exata da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) na Itália. Prisão pode ocorrer no final de semana.

(Foto: Lula Marques/Agência Brasil)