Universidades devem acelerar transformação digital

TCU realizou um levantamento sobre o planejamento e a oferta de cursos pelas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) frente às necessidades do processo de transformação digital

Brasília –  O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou, sob a relatoria do ministro Walton Alencar Rodrigues, levantamento com o objetivo de inteirar-se sobre o planejamento e a oferta de cursos pelas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) frente às necessidades do processo de transformação digital no setor produtivo, e sobre as ações do Ministério da Educação (MEC) a respeito desse tema. O membro do TCU entende que profissionais sem aptidão para utilizar tecnologias digitais estão fadados à obsolescência e ao desemprego. Walton Alencar Rodrigues crê que eles serão os “analfabetos do futuro”. “Instaura-se o período das tecnologias 5G e 6G. Países que, tempestivamente, não as adotarem, ficarão para trás, em um mundo caracterizado pela intensa competição”, asseverou o ministro-relator. A unidade técnica do TCU responsável pela instrução do processo foi a Secretaria de Controle Externo da Educação, da Cultura e do Desporto (SecexEducação). O relator é o ministro Walton Alencar Rodrigues.

Socorro 1

Na próxima segunda-feira (14), às 10h, o secretário executivo da Defesa Civil do Amazonas, Francisco Ferreira Máximo Filho, comparecerá no mini plenário Cônego Azevedo, da Assembleia Legislativa do Estado (ALE).

Socorrro 2

A presença foi confirmada após solicitação do deputado Wilker Barreto (Podemos), que cobra a apresentação do plano emergencial para socorrer os municípios e as comunidades indígenas do interior do Amazonas que estão sendo vitimados com a enchente deste ano.

Policiais

Indicação apresentada na Câmara Municipal de Manaus (CMM) propõe ao governo do Amazonas, a realização de concurso público para contratação de agentes de segurança da polícia civil e militar do Estado.

Contas 1

Após o período de suspensão ocasionado pela pandemia do novo coronavírus, servidores e colaboradores do Tribunal de Contas do Estado (TCE) retornou, ontem, às atividades presenciais gradativamente.

Contas 2

A retomada dos trabalhos presenciais estava previsto para segunda-feira (7), mas foi adiado devido à instabilidade na segurança pública, especialmente em Manaus.

Anúncio