Vazante promete ser uma das maiores já registradas

Os rios ainda estão no princípio do período seco na região, e as cotas mínimas anuais normalmente ocorrem entre os meses de setembro e outubro | Claro & Escuro

Vazante promete ser uma das maiores já registradas

O último boletim divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) traz os primeiros sinais de que a vazante dos rios na Amazônia deve ser uma das mais críticas do últimos anos. Na Bacia do Rio Purus, os rios Acre e Purus se encontram em processo crítico de vazante. É importante ressaltar que os rios ainda estão no princípio do período seco na região, e as cotas mínimas anuais normalmente ocorrem entre os meses de setembro e outubro. Na região do alto Solimões, o rio encontra-se em processo crítico de vazante. Em Tabatinga, o nível do rio, sexta-feira, era de 1,81 metro, sendo 1,09 metro abaixo do nível observado em 18 de agosto de 2010, ano em que ocorreu a vazante histórica na estação. Em Fonte Boa, o rio continua descendo expressivamente, a uma taxa média de 24 centímetros por dia na última quinzena. Em Humaitá, o rio Madeira também está em processo crítico de vazante. O rio estava apenas oito centímetros acima do observado no dia 18 de agosto do ano passado, quando ocorreu a vazante histórica.

Apagões da Venezuela

São cada vez mais constantes os apagões de energia em Roraima, Estado dependente da Venezuela e isolado do Sistema Nacional.

Rezando pelo País 1

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pede que fiéis rezem pelo Brasil, na semana da Independência.

Rezando pelo País 2

Segundo o secretário-geral da CNBB, Leonardo Steiner, as orações são para tornar o País melhor, mais fraterno e não dividido.