Vereadores de BH aprovam pedido de indiciamento da Vale em CPI

O rompimento de uma barragem da Vale, na Mina Córrego do Feijão, ocorreu no dia 25 de janeiro deste ano e a lama causou a morte de mais de 200 pessoas

(Foto: Cristiane Mattos/AE)

Manaus – A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada pela Câmara Municipal de Belo Horizonte após a tragédia de Brumadinho (MG) pediu o indiciamento da mineradora Vale. Aprovado por unanimidade, o relatório final apresentado pelo vereador Irlan Melo (PL) possui 297 páginas. O rompimento de uma barragem da Vale, na Mina Córrego do Feijão, ocorreu no dia 25 de janeiro deste ano. A lama causou a morte de mais de 200 pessoas.

Tênis

Tramita na Assembleia Legislativa do Estado (ALE) projeto de lei que reconhece o beach tennis como modalidade esportiva. A proposta cita que, atualmente, os atletas contam com mais de 13 quadras para a pratica do esporte e há inúmeros praticantes entre todas as categorias.

Negativa

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, negou pedido de substituição da prisão preventiva por domiciliar de uma mãe de menor de 12 anos acusada de duas tentativas de homicídio e um homicídio consumado qualificado, em razão da violência dos crimes praticados. A decisão chama atenção pelo novo conceito.

Planos

Gabriel Chalita, um dos principais quadros do PDT, em São Paulo, está deixando o partido. Ele vai se dedicar agora a dar aulas na PUC e no Mackenzie e planeja lançar novos livros.

Compras

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) suspendeu o pagamento de auxílio financeiro a magistrados do Tribunal de Justiça de São Paulo para aquisição de obras jurídicas, softwares e hardwares. A medida foi determinada pelo conselheiro Aloysio Corrêa da Veiga.

A modalidade mais democrática dos Jogos Parapan-Americanos de Lima, que ocorrem entre os dias 23 de agosto e 1º de setembro, é o atletismo. A prática reúne atletas com diferentes deficiências: visual, intelectual, amputação e outras (Foto: Ale Cabral/CPB)