Vice-governador pede apoio da ONU para atendimento a indígenas venezuelanos

Coluna Claro & Escuro do jornal Diário do Amazonas desta segunda-feira (6)

Alto Comissariado

O vice-governador Bosco Saraiva pediu apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas aos Refugiados (Acnur) para o atendimento aos indígenas venezuelanos. Os membros da missão da ONU estiveram ontem em Manaus.

Áreas indígenas

O Ministério Público Federal instaurou um procedimento investigativo para acompanhar o processo de regularização fundiária e sobreposição de unidades de criação, projetos de assentamento e áreas indígenas no baixo Rio Negro, no noroeste do Amazonas. O documento é assinado pelo procurador da República Fernando Merloto Soave.

Preterida

Escolhida na convenção estadual do PCdoB como pré-candidata à Presidência, a senadora Vanessa Grazziotin foi preterida pela nacional. A legenda decidiu pela deputada estadual gaúcha Manuela D’Ávila. E a primeira vez que o PCdoB lança um nome desde a redemocratização do País.

Ameaças a lideranças

Na próxima terça-feira, a Comissão Permanente Mista de Combate à Violência Contra a Mulher irá analisar requerimento de autoria da deputada Luizianne Lins (PT-CE) em que é pedido informações ao Governo do Amazonas sobre ameaças de morte contra lideranças rurais do Estado.

Deputada investigada

O Supremo Tribunal Federal (STF) instaurou inquérito para investigar denúncia à deputada federal Jozi Araújo (PODE-AP) por ameaça e lesão corporal. A parlamentar é suspeita de ter mandado espancar um ex-cabo eleitoral que cobrava uma dívida de R$ 35 mil.

Novo Aripuanã

Com a intenção de liberar os gastos, o prefeito cassado de Novo Aripuanã Aminadab Meira Santana (PSD) ingressou com um mandado de segurança no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) contra o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Lavagem de dinheiro

O Ministério da Justiça participou,  na última sexta-feira da primeira reunião plenária do mandato 29º do Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo, em Buenos Aires.