Como estudar para concursos? Confira 8 boas dicas!

Quer saber mais sobre como estudar para concursos?

Manaus – Como estudar para concursos? Qual o processo que devemos seguir para conseguir ir bem em uma prova de concurso? Estudar parece ser fácil, mas quando colocamos a palavra “concurso” na mesma frase em que “estudar” está presente, tudo se torna muito mais difícil.

(Foto: Divulgação / Pixabay)

Dizemos isso porque se trata quase sempre de uma prova complexa, seja a nível de ensino médio ou superior, sempre com dificuldades e pegadinhas que acabam fazendo muitos ficarem pelo caminho. Por isso a importância tão grande de saber como se preparar para uma prova de concurso.

Passar em um concurso, seja para o concurso pc sp da Polícia Militar, Civil, Rodoviária, algum concurso bancário ou para órgãos públicos como o concurso do INSS, é sempre o sonho de muitos, mas ainda assim continua sendo algo difícil, principalmente se você não possui muita organização em seus estudos.

Neste conteúdo, separamos algumas dicas que consideramos essenciais para você que está se preparando para um concurso, mas não faz a mínima ideia de por onde pode começar. Quer saber mais sobre como estudar para concursos? Então nos acompanhe até o final dessa leitura, vamos lá!

Como estudar para concursos?

Comprar um curso é a melhor das opções

Comprar bom curso sempre será a melhor das opções quando analisamos algo desse tipo. Dizemos isso porque, enquanto você sem ajuda pode se mostrar perdido buscando por aulas diversas na internet, com um curso da Nova Concursos, por exemplo, terá um Norte a seguir, muito mais claro.

Com um curso será possível até mesmo encontrar maiores dicas de organização diária de seus estudos. Um curso bem organizado reúne tudo aquilo que irá cair em sua prova, independentemente de qual seja, pois a empresa organizou os estudos com base em provas anteriores e em tudo aquilo que se especula cair na prova seguinte.

Tenha um local adequado para estudar

Como estudar para concursos? Outro passo importante é ter um local adequado para seus estudos. Dizemos isso porque a organização é peça chave na hora de se preparar para um concurso. Com local adequado, queremos dizer uma mesa em um local arejado, com boa iluminação, e de preferência longe de distrações.

Sabemos que nos dias atuais é longe ficar de smartphones e computadores, até mesmo porque pode utilizar alguma dessas duas tecnologias para seus estudos, porém, evite utilizá-lo para outros meios enquanto estuda. O ideal é colocá-lo no modo avião e desativar notificações de redes sociais, como Instagram e WhatsApp. Continue lendo conosco!

Possua constância em seus estudos

Como estudar para concursos e obter bons resultados? Possua constância em seus estudos, essa é a melhor forma de se preparar para uma prova difícil. Seja no sábado, domingo ou feriado, sempre separe algumas horas de seu dia, mesmo que poucas, para continuar seus estudos com base em seu planejamento semanal ou mensal.

Estudar pouco, mas sempre, é muito melhor do que estudar bastante, mas com um intervalo de tempo muito grande entre os estudos. É melhor estimular pouco seu cérebro diariamente do que muito com pausas muito espaçadas. A constância será a sua melhor amiga na hora de obter bons resultados.

Faça pausas a cada hora estudada

Apesar de que estudar bastante e sempre é necessário, ter pausas para descanso mental é sempre necessário. Seu cérebro é como um músculo, e como um músculo precisa ser estimulado para crescer, também precisa de pausas para “guardar” o que você já estudou e “descansar”, mesmo que pouco.

Como estudar para concursos neste caso específico? O ideal seria realizar uma pausa de 10 a 20 minutos a cada hora estudada. Levante-se, tome um ar na rua, tome uma xícara de café, coma uma fruta, ande um pouco, mexa em redes sociais ou faça algo que lhe dê prazer.

Procure ter acesso a provas antigas do seu concurso

Como mencionado anteriormente, um curso é baseado em provas já realizadas e também especulações do que poderia cair de novo em uma próxima prova. Neste caso, seria interessante ter acesso a provas antigas do seu concurso, sendo uma ótima forma de se preparar.

Muitas provas repetem perguntas ou realizam perguntas semelhantes com base em provas antigas. A internet é um mundo vasto neste sentido, sendo possível encontrar várias provas antigas do concurso que você irá realizar.

Dormir bem é essencial

Como mencionado anteriormente, seu cérebro é um músculo como qualquer outro, e precisa de descanso. Neste quesito em questão, dormir ao menos 8 horas diárias é essencial. As 8 horas são necessárias para regenerar células, memorizar o que foi estudado e regular seus hormônios, principalmente aqueles relacionados ao humor.

Não dormir bem pode dificultar seu processo de aprendizado, dificultando a memorização do conteúdo estudado, além de aumentar os níveis de cortisol em seu organismo, este que é reconhecido pela ciência como o hormônio do estresse. Gostou das nossas dicas de como estudar para concursos? Até a próxima!

Anúncio