Entrega de documentos dos concursados do Corpo de Bombeiros termina sexta-feira

Aprovados no certame de 2009 devem comparecer ao Comando Geral da corporação

Manaus – Os 796 concursados da saúde do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) começaram a entregar a documentação necessária para o processo de contratação. O primeiro dia de atendimentos foi na terça-feira (10). A entrega é realizada no auditório do Comando Geral do CBMAM, localizado na Avenida Codajás, 1.565, bairro Petrópolis, zona sul de Manaus, das 8h às 14h, até a próxima sexta-feira (13).

Nesta fase, prevista no edital do concurso, devem ser apresentados documentos básicos como comprovante de residência, CPF e RG, além de comprovação de que o candidato não ocupa cargos no mesmo horário do expediente no Corpo de Bombeiros.

Nesta fase do processo de contratação, devem ser apresentados documentos básicos como comprovante de residência, CPF e RG (Foto: Roberto Carlos/Secom/Divulgação)

“Eles, sendo aprovados nesta fase, passam para a próxima, que é a entrega de exames médicos. Depois, dia 30 (de março), eles já são apresentados no Comando Geral do Corpo de Bombeiros. No dia 31 nós os apresentamos ao Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp), e dia 1º (de abril) o curso deles inicia”, explicou o tenente-coronel Sulemar Barroso.

De acordo com Barroso, a entrada dos profissionais de saúde no quadro da instituição atende a uma demanda antiga. “Eles estão vindo para reforçar o nosso efetivo. São novos companheiros que vão usar a mesma farda, com a missão de melhorar o atendimento que a saúde já oferece no Estado do Amazonas”, frisou o tenente-coronel.

“Foi um concurso em que nós tivemos entraves administrativos e tentamos resolver de diversas maneiras, pela via judicial, tentamos fazer negociações com o governo e, infelizmente, não obtivemos sucesso durante muito tempo. Mas enfim conseguimos nossa tão esperada convocação”, comenta a cirurgiã-dentista Sílvia Brandão, nova segundo-tenente do Corpo de Bombeiros.

O anúncio da convocação dos 796 profissionais de saúde aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros realizado em 2009 foi feito pelo governador Wilson Lima, no último dia 6 de fevereiro. Na ocasião, Lima assinou o Quadro de Distribuição de Efetivo (QDE), que cria os cargos de profissionais de saúde no Corpo de Bombeiros. O decreto de convocação para admissão e matrícula no Curso de Formação foi publicado no Diário Oficial (DOE) do dia 14 de fevereiro.

Hospital

O projeto do governo é que o Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo, na zona leste de Manaus, torne-se um modelo de unidade com a atuação dos médicos militares. Além de servirem à população no mesmo modelo de atendimento mantido pela unidade de saúde, chamado ‘Porta aberta’, os bombeiros médicos estarão aptos e prontos para agir em casos de catástrofes naturais, entre outros que necessitem das forças militares.