Fiocruz Amazônia lança edital de iniciação científica

Inscrições já podem ser feitas e seguem até o dia 12 de junho

Manaus – O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) lançou, na quinta-feira (14), o edital e abertura de inscrições on-line para o Programa de Iniciação Científica (PIC), destinado a estudantes de cursos de graduação de instituições de ensino superior públicas ou privadas, reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

(Foto: Divulgação)

A parceria entre a Fapeam e o ILMD/Fiocruz Amazônia contribui fortemente para a consolidação da Política de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do Amazonas. Para a coordenadora do PIC da Fiocruz Amazônia, Priscila Aquino, o apoio da Fapeam aos estudantes, por meio de bolsas, é fundamental para a existência e desenvolvimento dos projetos de iniciação científica da Fiocruz Amazônia. “Com o financiamento das bolsas e também do auxílio-pesquisa ao PIC, a Fapeam propicia aos alunos uma experiência única, estimulando o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade para a resolutividade dos problemas estudados ou alvo da pesquisa”, comentou.

Foram disponibilizadas 32 cotas de bolsas, incluindo duas bolsas para as coleções existentes na Unidade, para a Fiocruz Amazônia. “Para este ano, esperamos obter o preenchimento total dessas cotas com a submissão de projetos pelos pesquisadores nas diferentes linhas de pesquisa. Além disso, o incremento no número de bolsas do programa de iniciação científica pela Fapeam, diante dos diversos cortes que a ciência vem sofrendo no País, demonstra um diferencial positivo quanto ao apoio à formação de recursos humanos no Estado”, explica Priscila.

As inscrições no Programa de Iniciação Científica (PIC-ILMD/Fiocruz Amazônia) iniciaram nesta sexta-feira (15) e seguem até o dia 12 de junho, com o envio da documentação obrigatória descrita no edital, para o e-mail [email protected]