FVS-AM anuncia edital de seleção de bolsistas para Iniciação Científica

As inscrições seguem abertas até o dia 14 de junho

Manaus – A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) abriu, nesta quarta-feira (27), inscrições para o edital do Programa de Iniciação Científica (Paic) – edição 2020/2021 – com oferta de 14 bolsas para estudantes universitários com projetos científicos em vigilância em saúde. O edital está disponível no site da FVS-AM (www.fvs.am.gov.br) e as inscrições seguem abertas até o dia 14 de junho. As bolsas serão implementadas a partir de agosto de 2020.

(Foto: Divulgação/FVS-AM)

Por meio da FVS-AM, o Paic busca estimular a vocação científica em estudantes de graduação; contribuir para a formação de recursos humanos para pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação; e fortalecer o grupo de pesquisa da FVS-AM por meio da participação de alunos de graduação nos projetos desenvolvidos na instituição.

O pesquisador interessado deve submeter propostas de projetos científicos individuais, em formato PDF, para o Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP), da FVS-AM, por meio do e-mail [email protected], com descrição do assunto “Edital PAIC/FVS-AM/FAPEAM, edição 2020-2021: Proposta (colocar o título resumido do projeto em letras maiúsculas)”.

O resultado final da seleção será divulgado no dia 30 de junho, no site da FVS-AM. O coordenador do NEP/FVS-AM, Sidnei Campos, apontou que as propostas devem proporcionar ao bolsista aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa. “Os projetos devem estimular o desenvolvimento do pensamento científico, criativo e inovador, voltado para a capacitação do conhecimento e formação de habilidades para o mercado de trabalho”, disse.

No edital, disponível no site da FVS-AM, o pesquisador tem acesso a detalhes sobre todos os objetivos do programa, estrutura da proposta do projeto, cronograma do edital, requisitos e compromissos do orientador, co-orientador e candidato, além de detalhes da avaliação e da seleção e documentação necessária.

Iniciação científica 

O Paic desenvolvido na FVS-AM é resultado de parceria interinstitucional com a Fapeam e visa apoiar, com bolsas institucionais, estudantes de graduação de instituições públicas e privadas do Amazonas interessados no desenvolvimento de pesquisa científica em vigilância em saúde.