Marinha do Brasil abre concurso público de admissão ao Colégio Naval

Os interessados devem ter o ensino Fundamental completo, ter entre 15 anos e menos de 18 anos no dia 30 de junho de 2025

Rio de Janeiro – Estão abertas as inscrições para o Concurso Público de Admissão ao Colégio Naval (CPACN), instituição militar de Ensino Médio da Marinha do Brasil, localizada em Angra dos Reis no Estado do Rio de Janeiro. São disponibilizadas 155 vagas, 12 destinadas para o sexo feminino e 119 para o sexo masculino. Os interessados devem ter o ensino Fundamental completo, ter entre 15 anos e menos de 18 anos no dia 30 de junho de 2025, entre outros requisitos presentes no edital.

(Foto: Divulgação)

As inscrições acontecem exclusivamente pelo site Ingresso na Marinha (www.ingressonamarinha.mar.mil.br), até o dia 14 de março do corrente ano. A taxa de inscrição custa R$ 100 (cem reais).

O concurso será realizado por meio de provas objetivas, a serem realizadas em dois dias consecutivos, previstas para os dias 8 e 9 de junho. No primeiro dia será aplicada uma Prova Escrita Objetiva (PO), composta das disciplinas de Matemática e Inglês, que terá duração total de 5 (cinco) horas e será constituída de 40 (quarenta) questões, sendo: 20 (vinte) de Matemática e 20 (vinte) de Inglês, cada questão valerá 2,5 pontos, totalizando 100 pontos.

No segundo dia será aplicada uma Prova Escrita Objetiva (PO), composta das disciplinas de Português, Estudos Sociais e Ciências, e uma redação, com duração total de 5 (cinco) horas. A Prova Escrita Objetiva (PO) será constituída de 50 (cinquenta) questões, sendo: 20 (vinte) de Português, 12 (doze) de Estudos Sociais e 18 (dezoito) de Ciências, cada questão valerá 2,0 pontos, totalizando 100 pontos.

Além disso, os aprovados nesta etapa serão convocados para os Eventos Complementares (EVC):

– Verificação de Dados Biográficos (VDB);

– Inspeção de Saúde (IS);

– Teste de Aptidão Física de Ingresso (TAF-i);

– Avaliação Psicológica (AP);

– Verificação de Documentos (VD); e

– Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH).

Anúncio