100% dos idosos acima de 80 anos serão vacinados em Manaus

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) deverá iniciar a aplicação das doses de 48 a 72 horas após receber a vacina que será repassada pelo governo do Estado

Manaus – A Prefeitura de Manaus vai começar a vacinar os idosos pelos que têm acima de 80 anos, seguido pela faixa de 75 a 79 e os de 70 a 75 anos. O planejamento foi apresentado na manhã desta quarta-feira(27), em live nas redes sociais, pela diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Semsa, Marinélia Ferreira.

O calendário de vacinação visa atender as faixas etárias definidas pelo Ministério da Saúde como mais sujeitas a internações e riscos. De acordo com a Semsa, nesta fase, a meta é vacinar 100% dos idosos acima de 75 anos, com duas doses da vacina de Oxford com a farmacêutica AstraZeneca. Elas devem ser tomadas no intervalo de oito a 12 semanas.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) deverá iniciar a aplicação das doses após a liberação da Justiça do Amazonas, que recebeu uma petição solicitando a liberação do planejamento. A secretaria explicou que a imunização será feia em postos fixos e ‘drive thru”, em que o cidadão fica dentro do carro, nos mesmos moldes da campanha contra a gripe Influenza, no ano passado, em shoppings e instituições e em postos que ainda serão definidos, em todas as zonas da cidade.

Os drive-thrus estarão montados nas quatro zonas da cidade. Na zona norte, a vacinação será no pátio do Departamento de Trânsito do Amazonas(DETRAN). Já na zona leste, idosos serão atendidos no Sesi – Clube do Trabalhador. A Universidade Paulista será o ponto de vacinação da zona Sul. Já na zona oeste, o ponto será no Sambódromo. Para reforçar a campanha nas zonas norte e leste, o Shopping Phelippe Daou também será usado para atender os idosos.

Esse planejamento vai seguir o mês de nascimento dos idosos. Na primeira semana, é a vez do grupo de 80 anos ou mais. Segunda semana será destinada aos idosos de 75 a 79 anos. Na terceira, e última semana, a vacinação é para idosos de 70 a 74 anos.

Para isso, será lançado em breve, agendamento online. Idosos acamados serão vacinados em casa, usando o banco de dados disponível na secretaria municipal de saúde.

Anúncio