Amazonas registra 51 novos casos de Covid-19

O total de casos confirmados no Estado chega a 311; ações para que se cumpra o isolamento social no Amazonas serão mais severas

Manaus – O Amazonas registrou 51 novos casos de coronavírus (Covid-19) nas últimas 24 horas. O total de casos confirmados no Estado chega a 311. Quarenta e dois pacientes já saíram do período de transmissão da doença. Os dados foram atualizados na tarde deste sábado (4), pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), durante coletiva de imprensa on-line.

No total, o Amazonas possui 311 casos de Covid-19 confirmados (Foto: Divulgação)

Dos casos confirmados, 283 são em Manaus (nove mortes), dez em Manacapuru (duas mortes), Itacoatiara e Santo Antônio do Iça, quatro casos cada, três em Tonantins, três em Parintins (uma morte), Boca do Acre, Anori, Careiro da Várzea e Novo Airão, um caso em cada município.

Quarenta e seis pacientes estão internados, destes, 21 em leitos clínicos e 25 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Dos internados na UTI, 17 estão em hospitais privadas e oito estão no Hospital Delphina Aziz.

Óbitos e suspeitas

Doze mortes foram confirmadas pela doença, as idades variam entre 40 e 89 anos. Das 25 notificações de morte da FVS-AM, oito mortes foram descartadas e quatro continuam em investigação. Mil e trinta e quatro amostras coletadas estão sendo investigadas e processadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacem).

Quarenta e seis pessoas que foram diagnosticadas com doenças respiratórias aguda estão ocupando leitos de UTI no Hospital Delphina Aziz, o que acaba aumentando a taxa de ocupação no local.

“Até hoje, nós realizamos 2.238 testes no Lacem, foram pessoas notificadas, atendem definição de caso, que passaram por um hospital, destes nós tivemos 12% de positividade para Covid, portanto os outros que estão sintomáticos, que não são Covid, devem ter alguns dos vírus respiratórios que estão circulando hoje no estado do Amazonas”, explicou a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Pinto.

Mais severo

Durante coletiva de imprensa na tarde deste sábado, o governador do estado, Wilson Lima, anunciou um novo Decreto que suspende a partir da próxima segunda-feira (6), viagens intermunicipais e interestaduais, através das estradas, de passageiros de transporte coletivo ou táxi lotação. Apenas o transporte de cargas será permitido.